Consumidores divergem opiniões sobre a eficácia dos e-mails “pós-abandono” de carrinho

| 11/10/2013 - 08:28 AM | Comentários (0)

carros-abandonados

Uma pesquisa promovida pela Bronto Software e Magento, em parceria com a Ipsos, revelou que uma das estratégias de vendas mais difundidas no cenário atual, os e-mails com lembretes para clientes que abandonaram um carrinho de compras, nutrem diferentes tipos de opinião por parte dos compradores. Segundo o estudo, estas mensagens podem ser vistas como úteis ou incômodas, de acordo com a frequência que aquele consumidor compra pela internet. A pesquisa foi realizada com mais de mil pessoas nos Estados Unidos que compraram via e-commerce nos últimos doze meses.

Os entrevistados foram questionados se esperam receber e-mails com lembretes, após abandonarem um carrinho momentos antes de efetivar a compra. 66% dos consumidores on-line não regulares (que adquirem algo pela Internet menos de uma vez por mês) responderam que não esperam qualquer e-mail desse tipo. Já entre os consumidores ocasionais (que compram a cada duas semanas/uma vez por mês) o índice foi de 51%, enquanto que 35% dos compradores regulares (que realizam uma compram online diária ou semanalmente) disseram não esperar esse tipo de e-mail.

Relevância das mensagens varia conforme a frequência de compra

Maior parcela dos que aguardam receber um e-mail com lembrete, os consumidores regulares acreditam que esse tipo de notificação é mais útil (59%), do que incômoda (31%) ou intrusiva (26%). Já entre os consumidores ocasionais, 51% afirmaram que esses e-mails são úteis; 29% disseram que incomodam; e 23% consideraram intrusivo. Por sua vez, entre os compradores não regulares, grupo no qual apenas uma minoria espera receber esse tipo de contato, 37% revelaram que esses e-mails são incômodos e 29% os classificou como intrusivos, com apenas 35% dos entrevistados atestando que essas mensagens são realmente úteis.

A pesquisa também evidenciou que os clientes mais aptos a verem esses e-mails como incômodos são os menos propensos a interagir com estas mensagens, já que 45% dos consumidores não regulares tendem a não fazer uso dessas notificações. Comparativamente, 70% dos compradores ocasionais disseram que podem voltar a visitar um site a partir de um e-mail lembrete, assim como 76% dos consumidores regulares, sendo que quatro a cada dez deste último grupo disseram que são inclinados a concluir uma compra após receber uma notificação via e-mail.

De uma forma geral, o relatório procurou consolidar a mensagem que o “lembrete de carrinhos abandonados” não é uma solução para todos os tipos de consumidores, com resultados mostrando que mesmo aspectos referentes ao conteúdo da mensagem recebem diferentes graus de importância, de acordo com o tipo de consumidor. Entre os compradores regulares, 34% disseram que são mais suscetíveis a retornar ao site para efetivar a compra se a notificação incluir o valor total da aquisição. Já para os compradores ocasionais, e-mails que trazem ofertas ou cupons de compras são vistos como os mais importantes (com 47% atestando que são mais propensos a efetivar a compra a partir desse tipo de e-mail) enquanto no grupo dos consumidores não regulares, 29% revelaram que tendem a comprar se receberem um e-mail fornecendo a eles uma maneira alternativa de concluir o processo.

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Categoria: Pesquisas

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