Pesquisa assinala crescimento do e-commerce sobre varejo tradicional
Uma nova pesquisa, conduzida pela IBM, detalhou que, embora ainda seja o principal canal de vendas, as lojas físicas estão perdendo espaço para as virtuais em um ritmo acelerado. O estudo, realizado com mais de 30 mil consumidores em 16 países, mostrou que mais de um quarto dos consumidores (27%), fez a sua última compra através da Internet. O índice é praticamente o dobro do encontrado na última mensuração com essa finalidade. A grande fatia de crescimento nos consumidores on-line é de pessoas que estão recorrendo diretamente à Internet, ao invés de visitar a loja física primeiro.
Concernente a compartilhar informações com empresas, a pesquisa revelou que os consumidores atuais estão dispostos a compartilhar dados pessoais com varejistas, especialmente se eles receberem algum tipo de benefício na troca. Entretanto, de acordo com a IBM, os consumidores acreditam isso não ocorre, na maioria das vezes. Quase 40% dos entrevistados estão dispostos a fornecer o número de celular para receber mensagens de texto das empresas; enquanto 36% compartilharia sua localização via GPS; e 32% seus hábitos sociais.
A pesquisa também estratificou os consumidores em quatro diferentes grupos, de acordo com a forma eles utilizam as tecnologias mobile, social e de localização enquanto compram: tradicionais (19%), são os que menos usam tecnologia enquanto estão comprando; em transição (40%), usam a tecnologia mais para pesquisar algum produto ou obter informações do tipo; intrigados (29%), usam os novos recursos para navegação e compra; e os pioneiros (12%), fazem um uso constante de novas tecnologias, incluindo avaliar varejistas.
Categoria: Pesquisas