EUA: Setor de turismo tem baixo desempenho no Facebook
Apesar dos grandes esforços de diversas empresas do setor de turismo para utilizar o Facebook como condutor para maiores lucros e reservas, apenas 0,3% dos usuários norte-americanos da rede social o utilizam para procurar sites do setor, de acordo com análise de outubro de 2011 da Compete. Correspondendo a apenas 8,3 milhões do total de visitas encaminhadas pelo Facebook – os quais a Compete estima que somam-se 3,4 bilhões – o setor de turismo ainda está muito longe das categorias líderes e fica na frente apenas de automóveis (0,1% dos encaminhamentos). Música e vídeo são as categorias líderes em número de visitas guiadas diretamente pela rede social, com 7,7% do total, quase o dobro das categorias seguintes a aparecer na lista, notícias/mídia e sites de e-commerce (com 3,4%). O tráfego gerado pelas outras redes sociais alcançou 2,3% de todos os encaminhamentos na internet.
De mal a Pior
A compete também avaliou a evolução quanto a entradas e saídas de marcas lideres do setor de turismo que tiveram encaminhamentos oriundos do Facebook e descobriu que a maioria delas apresentou uma queda na comparação mensal. A maior redução foi apresentada pela Orbitz, que teve quedas de respectivamente 18% e 22%. O estudo mostrou que o Facebook é muito mais utilizado para pesquisar serviços do que para finalizar uma compra em agências de viagem online (OTA´s).
Expectativas baixas para serviços do Facebook
A percepção dos consumidores no que diz respeito aos serviços oferecidos pode ser um dos fatores que levam as marcas não conseguirem utilizar o potencial oferecido pelo Facebook. Estudo anterior da Compete indicou que as expectativas futuras dos consumidores em relação a estes serviços oferecidos na rede social são um pouco abaixo que a sua avaliação atual sobre os recursos de pesquisas e reservas online de viagens já disponíveis. Aproximadamente de 25% dos consumidores esperam piora em serviços oferecidos como programas de fidelidade e recompensas, facilidade de pesquisa, de reservas e de alterações, e apenas 5% acreditam em melhoria nos serviços oferecidos pelas agências de viagem com sites no Facebook.
Outro estudo da conScore mostra que o número de americanos que navegou em sites do setor de turismo no mês de junho de 2011 foi o maior de todos os tempos, sendo registrado um total de 116 milhões de pessoas. Os sites de venda de passagens de cruzeiros / terrestres foram os que tiveram o maior ganho, aumentando 14% e chegando perto dos 13,5 milhões de visitantes.
Categoria: Pesquisas
Apesar de concordar com esta pesquisa, e achar que esta experiência se repete no Brasil, temos um ROI que vale a pena com o Facebook. Poderia ser um volume maior, mas entendo que chegou um ponto de estrangulamento, quero dizer, não adianta investir mais dinheiro que o número de impressões e visitas não aumenta na mesma proporção.