Participação do Google em logins sociais aumenta no quarto trimestre de 2013
Um levantamento da Janrain, empresa especializada em pesquisas de mídias sociais, indicou que a utilização do Google, como login de verificação em outros sites, aumentou 2,5% no último trimestre de 2013. O percentual é o maior verificado nos últimos três anos.
Enquanto o Facebook se mantém como a principal opção de login social, com 45% do total, a diferença entre a rede social de Mark Zuckerberg e o Google é a menor registrada desde o segundo trimestre de 2011. Excetuando as duas já citadas, o Yahoo (6,2%) e o Twitter (5,7%) são as redes sociais mais usadas com esse propósito.
Ainda que mantenha sua hegemonia nos seis ramos pesquisados, mídia, varejo, entretenimento e jogos, B2B, marcas de consumo e sites de música, o Facebook vem perdendo terrenos em algumas categorias específicas. Em B2B, por exemplo, Google e LinkedIn apresentaram altas de 2%, perfazendo 28% e quase alcançando os 30% do FB.
A supremacia do Facebook está mais acentuada nas categorias de “marcas de consumo”, com 57%, frente 27% do Google; “varejo”, com 62%, frente 23%, respectivamente; e “entretenimento e jogos”, com o Facebook mantendo 63%, índice bastante superior aos 21% do Google e 9% do Twitter.
A maior variância, com relação ao quarto trimestre do ano passado, configurou-se nos logins de sites de música: Facebook e Google trocaram pontos percentuais, com o primeiro caindo para 47% e o segundo subindo para 27% nos logins.
Categoria: Pesquisas