Freelancer.com divulga relatório e destaca o crescimento dos serviços on-demand e Software Open-Source
O Fast 50 é um indicador de tendências de trabalhos on-line relacionados à indústria, tecnologias, produtos e empresas, baseado na revisão de 1.429.842 Good Projects (Bons Projetos – aqueles trabalhos que foram filtrados como não sendo spam, publicidade, autopromoção e reposts, ou que são, de alguma maneira, improvável de serem preenchidos) postados no Freelancer.com. O relatório de 2015 apontou um rápido crescimento de projetos relacionados à Swift, linguagem de programação da Apple.
O número de jobs Swift cresceu 566% em 2015 no site, à medida que mais desenvolvedores tomaram conhecimento da linguagem de programação open-sourced.
Este crescimento é apoiado pelo relatório do The Next Web: “Há uma onda de energia da comunidade de desenvolvedores, de tal forma que agora a Swift é a língua mais popular no desenvolvimento ativo no GitHub. Mais de 20 mil usuários estrearam na Swift, uma enorme vantagem sobre o segundo colocado Rust (14.434). A Swift tem ainda mais usuários que a Go (12.828), Coffeescript (12.271) e Ruby (8.617)”.
Anunciada como segura, rápida e expressiva, cresce o apelo da Swift para os desenvolvedores que estão com o objetivo de construir em múltiplas plataformas da Apple, como o iOS, OS X, e WatchOS. E com o lançamento da Apple do seu iPhone SE e o iPad Pro 9.7-inch, o Freelancer.com prevê que o interesse na Swift continuará a crescer, já que os programadores tendem a correr para atender as exigências do mercado “Apple-crazed”.
Isso pode, eventualmente, significar a condenação do Blackberry, que tem lutado desde que a Apple lançou o primeiro iPhone. Apesar dos esforços para manter-se (até mesmo lançar um celular com Android), os trabalhos da Blackberry estavam em declínio, -27% ( 1.107 jobs) de no ano passado.
Projetos Delivery em ascensão
Os projetos para delivery também aumentaram em 2015, com crescimento de 1.874% (1.046 jobs), desde 2014.
Os trabalhos da categoria Trabalhos&Serviços Locais, lançada globalmente pelo Freelancer.com, no início do ano passado, têm permitindo aos empregadores olhar para os freelancers dentro de um raio de 50km e contratá-los diretamente no site.
O interesse por serviços delivery tem aumentado ao longo dos anos: no início de 2016, o Foursquare fechou parceria com o Delivery.com para facilitar a entrega de comida e mantimentos, através do aplicativo – o anúncio aconteceu no momento em que o software de gerenciamento de delivery, Onfleet, alcançou a marca de um milhão de entregas. Em 2014, o Uber se aventurou neste segmento com o lançamento de sua própria rede de distribuição on-demand, Uber Rush, e o seu novo aplicativo de pedido de comida, UberEATS.
Com mais serviços de entrega on-demand chegando (Starbucks e Dunkin’ Donuts estão se juntando em parcerias com Postmates e DoorDash), parece que esses serviços continuarão crescendo este ano.
Plataformas de Social Media (exceto para o Facebook) estão extinguindo o marketing tradicional
Instagram – os projetos relacionados à rede social cresceram 1.328% (1.870 projetos), em 2015. Com o lançamento de anúncios pagos na plataforma, as pequenas empresas são capazes de rapidamente e facilmente atingir o seu público – permitindo competir com grandes marcas, que têm orçamentos de marketing bem maiores.
Com crescimento menos expressivo em comparação com o Instagram, o Pinterest entra no ranking, com um aumento de 152% (8.439 projetos) em 2015.
Os projetos para o Instagram têm aumentado de modo fenomenal, especialmente com a tendência inclinando-se para conteúdo visual snackable (possível de ser consumido rapidamente, de forma despretensiosa), que torna mais fácil e ao mesmo tempo mais difícil para proprietários de pequenas empresas apresentarem seus produtos e serviços.
O Instagram vem fazendo grandes progressos para tornar-se a plataforma perfeita para o marketing: após liberar anúncios pagos no ano passado, a rede social acaba de lançar a capacidade de adicionar até cinco contas no aplicativo.
Este recurso permitirá às marcas promoverem vários produtos a um toque de um botão (mantendo o controle sobre suas contas pessoais no Instagram).
Notavelmente, projetos de marketing para Facebook estão diminuindo (-12%, ou 28.421 projetos postados). Com alcance orgânico praticamente morto, campanhas de marketing tendem a dar adeus à rede social que já foi a mais amada.
Para acabar com a desordem, comunique-se melhor
A Coca-Cola tem realizado esforços de branding para desviar sua estratégia “Open Happiness” (Abra a Felicidade) e unificar sua abordagem sob o seu novo slogan “Taste the Feeling” (Sinta o Sabor), uma tentativa de solidificar a sua mensagem central mais perto de seu produto, tornando-o mais fácil de comunicar a marca a seu público-alvo.
Esta ação afirma uma regra fundamental: quer se trate de uma empresa global ou uma pequena empresa, uma identidade de marca única e forte, reforçada em todos os canais, é fundamental para um negócio, para se diferenciar de seus concorrentes e reverberar com o público.
As pequenas empresas parecem reconhecer esta verdade fundamental do marketing. Design de embalagens teve um grande aumento (526%, ou 1.177 projetos postados em 2015) – um crescimento potencialmente relacionado com o crescimento de projetos Delivery à medida que mais e mais empresas de pequeno porte entendem o valor de uma identidade de marca mais forte.
Esta necessidade de criar uma experiência sólida de marca ganha corpo num momento em que os clientes tendem a ser menos engajados com empresas com presença física e vêm se engajando com as marcas de acordo com o modo que o produto o impactou.
Elaboração de Blogs, Ficção e projetos relacionados com textos On-line também estavam entre os projetos com maior demanda em 2015 (1.133%; 394% e 296% de crescimento ou 2.749; 1.502; e 2.935 projetos postados respectivamente), o que, provavelmente, apoiou a necessidade das pequenas empresas em criar uma estratégia de marketing coesa e consistente para suas empresas online. Juntamente com estes, projetos de Shopify também cresceram 127% ( 2.593 jobs)
De acordo com Matt Barrie, CEO do Freelancer.com, “Desde o início, o Freelancer.com tem ajudado no desenvolvimento das PMEs, e as recentes tendências de crescimento mostram como as pequenas empresas continuam a se beneficiar imensamente da nossa plataforma. O lançamento da nossa ferramenta Local Jobs, que é uma grande soma à plataforma e facilita o trabalho on-line entre empregadores e profissionais freelancers, tornou possível a estes pequenos players manterem-se competitivos e os ajudou a encontrar maneiras de alcançar crescimento de forma eficiente em termos de custo e tempo”.
Nota: Os dados são referentes a projetos postados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015, em comparação com os registrados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2014.
Categoria: Pesquisas