Games são os aplicativos móveis mais baixados, diz Nielsen
Jogos são a categoria de aplicativos móveis com maior número de downloads no último mês, de acordo com dados coletados pela The Nielsen Company no segundo trimestre deste ano. 64% dos usuários de aplicativos móveis fizeram download de algum jogo, um pouco a frente da parcela que baixou aplicativos de previsão do tempo (60%) e mais de 10% acima do terceiro colocado, que foram os aplicativos de redes sociais com 56%.
93% dos usuários que fazem downloads de aplicativos móveis estão dispostos a pagar para os baixarem. Isto é um valor 7% maior dos que se dizem dispostos a pagar por aplicativos de entretenimento (87%), e 22% dos que pagariam pelo download de aplicativos de notícias.
Olhando para o comportamento dos consumidores que fazem uso de aplicativos de jogos e separando-os por plataforma, os usuários do Windows Phone 7 são os mais propensos a concretizarem um download de tais aplicativos, com 70%. Logo em seguida se encontram os usuários do iOS (69%) e do Android (66%).
Em contraste, apenas 28% dos usuários de outros aparelhos móveis com o tais recursos e 24% dos que possuem um blacckberry baixam aplicativos de jogos. A maioria dos usuários destas plataformas joga os games que já vêm inseridos no aparelho. Todas estas 5 plataformas obtiveram uma taxa de utilização de jogos de mais de 10%.
Quando se verifica o tempo médio de uso dos jogos, os usuários do iOS lideram com uma média de 14,7 horas de jogo por mês. Estes valores são quase o dobro da média da indústria, que foi de 7,8 horas/mês, e dos usuários da plataforma Android, que ficou na segunda colocação com 9,3horas/mês.
O pesado uso de games por usuários do iOS e Android distorce a média da indústria em geral. O estudo da Nielsen verificou que cortando os usuários destas duas plataformas, os demais usam uma média que fica entre 4,5-4,7 horas/mês.
Em maio de 2011, os jogos para celular continuaram uma tendência de crescimento iniciada em abril de 2011 e que perdura até hoje. Segundo dados da comScore e daMobiLens, em março, a frequência de uso de jogos aumentou cerca de 10%, saltando dos 24,6% verificados em fevereiro para chegar a 26,9%. Já em abril de 2011, se verificou um crescimento de 9% no percentual de usuários de jogos móveis.
Categoria: Pesquisas