Porque o consumidor prefere comprar em sites de m-commerce ao invés de aplicativos?

| 07/08/2012 - 10:23 AM | Comentários (0)

Estudo realizado este mês, pela Adobe, aponta alguns motivos que levam os consumidores a optar por sites de m-commerce ao invés de aplicativos. Para os entrevistados, conveniência/facilidade (39%) e recursos adicionais (21%) são os grandes motivadores dessa escolha. Outras razões como melhor navegação (10%), olhar/sentir (7%), velocidade (4%), segurança e confiabilidade (cada um com 3%) complementam a pesquisa.

Ações voltadas para dispositivos móveis crescem cada vez mais entre empresas de e-commerce. Estes aparelhos tornaram-se para elas um investimento em longo prazo, porém, alguns comerciantes ainda estão buscando o caminho ideal de como definir, implementar e otimizar suas estratégias. De acordo com o relatório da Adobe, espera-se que, para o início de 2013, o tráfego que corresponde aos tablets irá superar o de smartphones, o que torna importante ter uma plataforma adaptada a este dispositivo.

Segundo o Diretor de Vendas e Marketing da Moovin – empresa que desenvolve plataformas de comércio eletrônico com recursos de m-commerce  – Anderson Herzer, o diferencial entre os sites e as aplicações é que, o primeiro, proporciona ao cliente acesso direto via browser sem a necessidade da instalação de um aplicativo em seu celular, o que justificaria a conveniência/facilidade apontada no estudo da Adobe. “O consumidor que lê e-mails pelo seu smartphone, ao clicar em uma newsletter, será direcionado para o m-commerce, sem a necessidade da instalação de aplicativos”, conta.

Para Herzer, as empresas – especialmente as pequenas – não devem considerar a criação apenas de aplicativos. “Aproximadamente 73% dos acessos de uma loja virtual provem dos mecanismos de buscas e para lojas virtuais de pequeno e médio porte o site de m-commerce proporciona melhor acessibilidade para o comprador. Nem todos realizarão a instalação de um aplicativo de uma “loja desconhecida”, ressalta o diretor.

A pesquisa da Adobe mostra ainda que, 75% dos usuários de iPad estão satisfeitos com sua experiência de compra em sites de m-commerce, seguido pelos utilizadores do Kindle (73%), iPhone (66%), android tablet (66%) e smartphones android (60%). Por outro lado, os usuários que preferem comprar por meio de aplicativos demonstram maior satisfação com tablets android (88%), iPad (71%), smartphones android (69%) e iPhone (66%).

Ao questionar qual informação é mais útil na hora de comprar um produto em um site móvel ou aplicativo, 3 em cada 5 entrevistados escolheram a informação de produto e preço como as mais importantes. Mais de um terço dos entrevistados disseram que a informação visual, a opção de comprar utilizando o site ou aplicativo e a busca por palavras-chave, também são de grande utilidade. Segundo a pesquisa, as características visuais aumentam a probabilidade de fazer uma compra em um dispositivo móvel. Quanto maior atratividade visual do produto, maiores são as chances de compra.

Outro dado interessante do estudo revela que grande parte dos usuários de dispositivos portáteis costuma clicar em anúncios, com 42% dos cliques sendo feitos em sites e 37% em aplicativos. Os homens lideram essa pesquisa (42%), pois estão mais propensos a clicar em anúncios móveis do que as mulheres (32%).

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.