Internet móvel no Brasil é a mais cara da América Latina
O Brasil é o país da América Latina onde a banda larga móvel é mais utilizada, porém o preço do serviço é o mais alto entre os países analisados, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9/9) pela Frost & Sullivan.
Segundo a empresa, a região já soma 15 milhões de conexões, o que representa 3% da população estimada da região. A expectativa é que em 2015 a banda larga móvel seja utilizada por 40% da população.
A previsão baseia-se nos fatores que têm colaborado com a relativa popularidade do serviço – entre eles, a cobertura limitada de serviços de banda larga fixa, como DSL e cable modem.
Para a empresa, a velocidade média das conexões móveis na América Latina é baixa, variando entre 128 Kbps e 256 Kbps – embora alguns planos ofereçam até 1 Mbps.
A Frost & Sullivan vê como provável que a penetração da banda larga móvel supere a da fixa em alguns anos, em mercados como Brasil e Colômbia. O Chile é apontado como o mercado mais desenvolvido, por ter a maior oferta de planos e menores preços para usuários pós-pagos.
Os principais desafios para o crescimento da banda larga móvel na região são, segundo a análise da empresa, a grande base de usuários pré-pagos, as altas taxas de impostos e a demora na decisão de alguns órgãos reguladores em relação a disponibilidade e alocação de faixas de banda para comunicações sem fio.
Categoria: Pesquisas