E-Commerce tem leve inflação em junho, aponta FIPE/Buscapé

| 01/07/2013 - 15:29 PM | Comentários (0)

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© Rido – Fotolia.com

Em Junho/13 o Índice FIPE/Buscapé registrou aumento médio de preços de 0,04%. Esta é a quarta vez em que houve aumento de preço ao longo dos 29 meses em que o índice foi calculado, conforme a figura 1. Como o aumento foi muito pequeno e pontual, não é possível afirmar que traduz a reversão de uma longa tendência deflacionária.

Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)

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É importante observar que diferentemente de maio/13, quando todos os grupos apresentaram queda de preço, em junho/13, sete dos dez grupos apresentaram aumento de preço conforme a figura 2. Destacaram-se com aumentos: Brinquedos e Games (2,60%), Casa e Decoração (1,22%), Cosméticos e Perfumaria (0,70%), Esportes e Lazer (0,21%), Fotografia (0,12%), Eletrônicos (0,04%) e Moda e Acessórios (0,03%). Os grupos que tiveram queda forma: Telefonia (-0,14%), Informática (-0,04%) e Eletrodomésticos (-0,02%).  Das 151 categorias de produtos pesquisadas, 91 – ou 60% – tiveram um aumento médio de preço de 0,41%, enquanto 60 tiveram queda média de preços de 0,39%, em junho/13. Os produtos com maiores aumentos de preços foram: “míni veículo” (9,80%), “míni veículo motorizado” (3,02%), “processador” (2,59%), “colchão” (2,58%), “memória para pc” (2,30%), “barbeador elétrico” (2,06%), “placa mãe” (1,66%), “grill elétrico/sanduicheira” (1,61%) e “cama” (1,59%). Os produtos que se destacaram com queda de preço foram: “toner para impressora” (-3,67%), “lavador a jato” (-2,42%), “chuteira” (-2,40%), “scanner” (-1,97%), “micro system/mini system” (-1,73%), “skate” (-1,72%) e “caçarola” (-1,41%).

Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Jun13/Mai13)

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Em um período de 12 meses (Jun13/Jun12) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -4,59%, caracterizando uma tendência de redução das quedas anuais nos preços do e-commerce a partir de dezembro de 2012 em função das variações mensais serem superiores às de doze meses atrás, conforme a figura 3.

Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)

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No período anual jun13/jun12, dos 10 grupos pesquisados, 8 grupos apresentaram redução de preços, observando-se significativas diferenças de variações entre os grupos de produtos que compõem o índice, conforme ilustra a figura 4. A despeito das diferenças entre as variações de preços nos diferentes produtos observa-se um amplo e expressivo movimento de queda de preços, sendo que das 151 categorias de produtos pesquisadas, 84 (55% do total) tiveram queda média de preço de -6,62%, e 67 tiveram um aumento médio de preço de 2,88%.

O grupo com a maior queda foi o de Eletrônicos (-11,70%), influenciado principalmente por “televisores”, que tiveram queda de -13,17%, “blu-ray”, com queda de -10,17%, e “micro system”, com queda de -9,61%. O segundo grupo com maior queda foi Moda e Acessórios (-11,43%), seguido por Telefonia (-9,48%) e Fotografia (-9,16%). O grupo de Eletrodomésticos, que é o de maior peso no e-commerce, teve aumento de preço de 0,34% no período Jun13/Jun12. Neste grupo destacaram-se com aumentos anuais de preços: “centrífuga de alimentos” (7,02%), “ar condicionado” (5,31%), “grill elétrico/sanduicheira” (5,19%) e “micro-ondas” (4,79%).

Entre todos os produtos que compõe o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual Jun13/Jun12, além dos já citados, foram: “camisa de time de futebol” (-16,04%), “tênis” (-14,76%), “chuteira” (-14,49%), “celular e smartphone” (-11,83%), “câmera digital” (-10,45%), “tablet” (-5,79%) e “filmadora” (-5,73%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “míni veículo” (18,11%), “cartucho para impressora” (10,29%), “memória para pc” (7,58%), “panela de pressão” (7,07%), “centrífuga de alimentos)” (7,02%) e “ar condicionado” (5,31%).

Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Mai13/Mai12)

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A queda de -4,59% do Índice FIPE/Buscapé no período Jun13/Jun12 contrapõe-se aos aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que  tiveram aumento anual de preço de 6,50% e 5,13%, respectivamente, no período Mai13/Mai12. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

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Categoria: Pesquisas

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