iPad é o tablet mais procurado em motores de busca nos EUA
Além de dominar a venda de tablets nos EUA, o iPad da Apple também lidera as pesquisas realizadas por consumidores americanos referentes a estes dispositivos, de acordo com dados divulgados em setembro de 2011 pela Compete. Entre fevereiro e julho de 2011, 69% das pesquisas online sobre tablets buscavam informações sobre o produto da Apple.
Em comparação, os outros 14% realizaram pesquisas pelo termo genérico “tablet” e 6% buscaram dados para o Blackberry Playbook. Isto significa que a porcentagem de pesquisas em tablets que buscam informações sobre o iPad são onze vezes maior que a porcentagem de buscas referentes ao segundo tablet mais popular.
No total, apenas 4% dos entrevistados na pesquisa da Compete consultam sobre mais de uma marca de tablet. Usuários que se utilizam do iPad se mostraram os mais fiéis, com apenas 4,7% deles pesquisando sobre informações de produtos concorrentes.
Por outro lado, 35,7% dos usuários que pesquisaram sobre o Google Chromebook buscaram dados de mais de um tablet, número que foi de 30,6% para os usuários que pesquisavam sobre o Samsung Galaxy e de 23,1% para os que pesquisavam sobre o Blackberry Playbook.
Em maio, a Apple perdeu parte de sua fatia do mercado para o Blackberry, com cerca de 21% dos entrevistados pela Compete buscando informações pelo BlackBerry Playbook ou entrando em alguma página sobre este dispositivo, mais que o dobro dos 8,5% que haviam sido verificados no mês anterior.
Ao mesmo tempo, a porcentagem de buscas pelo iPad caiu 16% neste período. A Compete acredita que estes números podem ser atribuídos ao lançamento do Blackberry Playbook em 19 de abril.
Mas o interesse pelo Playbooks também se arrefeceu rapidamente. Em junho, os padrões de interesse entre as marcas do estudo foram similares aos de fevereiro e março.
85% dos consumidores planejam adquirir um iPad, de acordo com dados do estudo Change Wave Research de agosto de 2011. Nenhum outro produto concorrente teve parcela tão expressiva de expectativa de compra. O Samsung Galaxy ficou em um distante segundo lugar com 4%, seguido pelo Playbook (2%) e Motorola Xoom (1%). Além disso, 2% dos consumidores pretendiam adquirir o touchpad da HP, que deixará de ser fabricado.
Categoria: Pesquisas