Levantamento aponta redução de 31% em planos para celular
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), cerca de 73 milhões de habitantes possuem celular com plano pós pago. Isso dá um percentual de 28,59% das mais de 257,81 milhões de linhas ativas no Brasil. Segundo levantamento realizado pela startup Melhor Escolha, ferramenta de comparação de preços de TV por assinatura, internet e telefonia, que auxilia a encontrar o melhor plano de serviço e preço para o consumidor, verifica-se uma redução de 31% nos preços de planos para celular.
Essa queda foi iniciada pela significante redução dos preços da operadora TIM em Out/15, posteriormente seguida pelas outras operadoras concorrentes no mercado. Outro ponto importante é o aumento de franquia de internet, que passou a ser quatro vezes maior do que no ano passado, com no mínimo de 2 GB para os planos mais econômicos.
Para internet fixa, que já soma cerca de 79% das casas brasileiras, o aumento médio de aquisição para novos pacotes foi de 6,1%. Outros planos, como os de TV por assinatura, tiveram um aumento de 4,7% em relação ao ano passado. Tanto os pacotes de Internet quanto de TV tiveram números abaixo do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), que chegou aos 11,6%. Esse índice é utilizado para o reajuste das mensalidades.
Ainda segundo o levantamento, quem deseja adquirir novos planos as condições comerciais estão mais favoráveis, seja da mesma operadora ou para aquisição de uma nova. Pacotes de TV por assinatura, como a SKY tiveram uma redução de 5,4% na aquisição de novos planos.
“Com a análise desses dados conseguimos identificar qual o melhor plano para o consumidor. Novos clientes possuem uma condição mais favorável para aquisição de novos planos, com ofertas e benefícios mais vantajosos. Em período de crise cada real economizado faz a diferença”, analisa Jonas Justo, CEO e fundador da Melhor Escolha.
No gráfico abaixo há uma ilustração de variações de preços para TV, Internet e Telefonia:
O levantamento foi realizado pela startup no período de Abril/15 à Abril/16 para a cidade de São Paulo.
Categoria: Pesquisas