Google ainda domina o mercado de publicidade em motores de busca nos EUA
Enquanto o grande aumento do uso no Bing tem impulsionado um significativo crescimento no tráfego combinado entre o motor de busca e o Yahoo (os resultados de busca do último são alimentados pelo Bing), o Google ainda domina os gastos com publicidade em motores de busca. De acordo com dados do estudo US Online Advertising Report, publicado pela IgnitionOne, 81% dos gastos com publicidade em motores de busca nos EUA durante o segundo trimestre foram direcionados para o Google.
Esta fatia do mercado se configura em um valor um pouco acima do trimestre anterior e 17,7% a mais do que o verificado no segundo trimestre de 2010, ao mesmo tempo em que os gastos direcionados ao Yahoo / Bing caíram 7,7% com relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Combinados, Yahoo/Bing também tiveram declínio no comparativo ano a ano em outras medidas importantes, como o custo por clique (CPC) que caiu 11% e o custo efetivo por mil visualizações (eCPM) que despencou 9%. Os cliques (3,6%) e anúncios (1,4%) cresceram ligeiramente com relação ao ano anterior. Entretanto, o Google apresentou taxa de crescimento significativamente maior nestes dois quesitos, 17,6% e 12,8%, respectivamente.
Os gastos nos EUA com pesquisas pagas cresceram 12% com relação ao ano anterior, mais caíram 14% na comparação com o trimestre anterior. A análise da IgnitionOne indica que os gastos desaceleraram através do trimestre, com junho tendo crescimento quase zero na comparação ano a ano. Embora este declínio do crescimento não tenha tido impacto significativo no trimestre em geral, pode indicar uma tendência no comportamento do trimestre seguinte.
Quanto a tendência dos gastos em tempos reais de licitação (RTB), a AdEx Google apresentou um crescimento de 230% no ano a ano, apesar do declínio de 20,5% em COM. O Yahoo’s Right Media Exchange não se saiu muito bem, com quedas em anúncios, gastos e CPM.
A parcela de gastos em RTB é agora quase igualmente dividida entre os dois principais jogadores do mercado, com o Google abocanhando uma fatia de 51% e a Yahoo 49%.
As tendências ano a ano no mercado de motores de busca dos EUA em maio mostram claramente que o Bing obteve seu rápido crescimento as expensas da estagnação do líder de mercado Google, de acordo com dados da Compete. A Microsoft, representada principalmente pelo Bing, aumentou a sua cota no mercado de busca dos EUA em cerca de 75%, passando de 9,7% em maio de 2010 para 17% no mesmo mês de 2011. Enquanto isso, o Google perdeu 14% de sua fatia do mercado, que caiu de 73,9% e chegou a 63,6%.
Categoria: Pesquisas
Olá, parabéns pelo post. O mercado de RTB dentro do Brasil não é muito conhecido, mas podemos ver pelos dados colocados no texto que ele está cada vez mais forte e consolidado no exterior. Muito legal o blog. Abraços!