Levantamento do Freelancer.com indica tendências do primeiro trimestre de 2015

A Apple ainda está atrás do Android, mas ganha terreno na batalha por participação do mercado móvel; profissionais de marketing estão mudando o foco para conteúdo em texto e vídeo, com o Facebook eliminando o alcance orgânico; e os inovadores estão se conectando com freelancers especializados agora mais do que nunca.

Neste trimestre houve um registro 322.284 bons empregos* (aumento de 7,2% em relação aos 300.416 postos de trabalho do quarto trimestre de 2014). Os resultados mostram que os trabalhos relacionados a conteúdo estão sendo mais valorizados do que nunca para direcionar o tráfego e engajar os consumidores; há muito mais projetos para desenvolvedores iOS e aplicativos Android; a área de mídia social está em uma encruzilhada; e inovadores estão usando a plataforma para chegar à frente.

A Apple está ganhando terreno sobre Android

Houve cerca de 45.000 projetos relacionados com apps móveis no primeiros trimestre de 2015, com um aumento global de 17,4% trimestre a trimestre. Há uma batalha dura entre iOS e Android, mas os trabalhos ligados ao iPhone estão ganhando ritmo (aumento de 17,7%, com 12.246 projetos), mas o Android ainda mantém a liderança em termos de número de projetos, com um crescimento um pouco menor (de 14,3%, com 14.831 projetos).

Os profissionais de marketing estão perdendo a fé no Facebook e Twitter

Os profissionais de marketing estão selecionando mais as atividades que realizam nas redes sociais e em quais plataformas. Projetos da área de Marketing em Social Media (cresceram 8%, com 4.650) e Redes Sociais (alta de 5%, com 5.262 projetos) estão aumentando a um ritmo mais lento em relação aos trimestres anteriores.

Estamos começando a ver os efeitos da mudança do algoritmo do Facebook afetando realmente os profissionais de Marketing que passavam horas buscando trazer busca orgânica na rede. Apesar do Facebook ter divulgado 1,390 milhões de usuários ativos mensais (fonte: Facebook), o Marketing do Facebook baixou em 2% (com 8.468 postos de trabalho). Além disso, o Facebook tem registrado menos pedidos de anúncios e subiu os preços da publicidade para compensar.

Os analistas da indústria estão incitando os profissionais a pensarem de forma diferente para não focarem toda a atenção no Facebook e criar suas próprias ferramentas sociais de relacionamento, incentivando as pessoas a interagir com o seu site. O Freelancer.com também conta com muitos designers UI (User Interface) qualificados cadastrados, que estão sendo muito demandados agora, com um forte crescimento em relação ao trimestre (de 17,5%, com 5.429 projetos).

Inside Banner Mandaê

Em 2014, a pesquisa identificou projetos ligados ao Pinterest crescerem acentuadamente graças à perspectiva em torno dos pins pagos e novos recursos para suportar um maior engajamento dos usuários. No primeiro trimestre, vimos um crescimento lento e constante (apenas 6%, com 1.745 projetos).

O Twitter (com apenas 0,7% de crescimento e 3.766 projetos) está se esforçando ao máximo, provavelmente afetado pela quantidade de contas falsas, altos níveis de spams (mais de 10%, em relatórios recentes) e notícias recentes sobre a má gestão de spam. O próprio Twitter divulgou que sua média do número de usuários mensais caiu 4 milhões nos últimos três meses de 2014, para 288 milhões.

As notícias em torno do Twitter não são somente ruins. A expectativa da oportunidade do uso do “streaming” para o marketing e, as habilidades de lidar com o app Periscope – recentemente adquirido pelo Twitter – permitirá que os empregadores – agências de notícias, departamentos de marketing, empresas de viagens etc. – contratem freelancers de todo o mundo para transmitir o que está acontecendo nos lugares que são de interesse e ajudam a envolver os consumidores.

O conteúdo reina mais uma vez

O alcance orgânico já não é tão fácil – há muito mais diversidade sendo exigida pelo Google e outros buscadores. Em reação às mudanças de engajamento no Facebook e Twitter, estamos vendo um crescimento muito mais constante nas empresas de procura por bom conteúdo para ajudar a atrair tráfego, negócios e ganhar visibilidade na busca orgânica através de SEO.

Neste trimestre, também houve aumento de projetos ligados a eBooks (com 43% e 1.943 projetos), Escrita Criativa (41%, com 18.877 projetos), Conteúdo Escrito (26%, com 7.650 projetos) e Ghostwriting (23%, com 8.514 projetos) todos em ritmo acelerado de crescimento. Redação, por e-mails, campanhas e websites, também estão em ascensão (com 15% e 10.418 vagas). Acompanhando este aumento, há também alta nos trabalho de revisão (de 20%, com 3.351 projetos), como redatores e produtores de conteúdo que procuram terceirizar a tarefa.

Nós também estamos vendo empregos relacionados com o visual de marcas subindo significativamente. Identidade Visual Corporativa continua a aumentar (com 37% e 1.953 projetos), como Design de Brochura (23%, com 2.702 projetos), e também Design de Logos (18%, com 18.043 projetos).

Revistas audiovisuais e vloggers estão mostrando o valor em alternativa à narrativa visual. Nós esperamos que a produção de conteúdo de vídeo aumente ao longo de 2015. Edição de Vídeo (15% com 1.239 projetos) e serviços de vídeo (7%, com 2.956 projetos) estão crescendo de forma constante com os trabalhos do YouTube ganhando mais terreno (2,8%, com 1.059 projetos).

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
Softvar
World Pay
Tray
Socialrocket
Mandaê
E-completo
Braspag
Precode
Adena
Loja Integrada
Arroba
Alfa ERP
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here