Maioria dos internautas compartilha opiniões sobre compras em redes sociais
Uma nova pesquisa realizada pela E.life mostra que 2/3 dos internautas brasileiros utilizam as redes sociais para expressar suas opiniões sobre compras realizadas, e a grande maioria deles disse que espera manter uma relação com a marca do produto adquirido.
O estudo também mostra que 65,4% dos entrevistados afirmam que compram produtos pela internet, enquanto que 44,9% assumem que consultam preços e outras informações sobre mercadorias por vias on-line, mas ainda preferem efetuar a compra de forma tradicional, ou seja, na loja física. Já 41,4% utilizam as redes sociais como fonte de busca e informação com a finalidade de comércio.
“É o chamado Zero Moment of Truth (ZMOT), que diz respeito ao novo hábito que os consumidores possuem de buscar informações online, tanto em websites, redes sociais e blogs, quanto no próprio site da empresa. A experiência de uso acaba se tornando base para o Zero Momento of Truth de outro consumidor, que utiliza o feedback online de amigos e conhecidos na hora de decidir sua compra”, diz Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life.
Quando o assunto é dispositivos móveis, o número de internautas que utiliza subiu de 44,8% em 2011 para 56,2% em 2012. Por sua vez, o acesso através de tablets passou de 5,6% no ano passado para 11,5% este ano. Os conteúdos mais acessados pelos internautas através de smartphones e celulares são redes sociais e e-mails. Já a busca e a leitura de mapas aparecem na terceira e quarta posição, respectivamente. Para os usuários de tablets, o maior interesse são a divulgação de conteúdo próprio e a leitura de notícias.
Categoria: Pesquisas