Penetração do e-commerce atinge 86% dos internautas brasileiros

| 28/10/2013 - 13:11 PM | Comentários (1)

ecommerce2

© Yi Liu – Fotolia.com

Um levantamento promovido pelo IBOPE e-commerce com 406 internautas, em nove metrópoles brasileiras, revelou que 86% das pessoas já realizaram compras pela Internet. O estudo também indicou que a grande maioria dos consumidores via web (65%) pertence às classes AB, com 18% residindo em São Paulo e 16% no Rio de Janeiro/Belo Horizonte.

“Dos entrevistados na pesquisa, 38% afirmaram utilizar smartphones para pesquisar informações sobre produtos e serviços de comércio eletrônico, enquanto 18% o fazem por meio de tablets. O computador ficou bem à frente de ambos, sendo utilizado por 98% das pessoas entrevistadas”, salienta Alexandre Crivellaro, diretor executivo do IBOPE e-commerce, divisão do IBOPE focada em varejo on-line.

A possibilidade de adquirir algo sem sair de casa é o grande diferencial para comprar pela Internet: 93% dos entrevistados afirmaram que a comodidade é o que os impele a consumir na web. Produtos mais diversificados e preços mais acessíveis também foram razões apontadas pelos internautas, com 66% e 85% da preferência nacional, respectivamente.

Em contrapartida, adquirir uma mercadoria sem poder testá-lo ou tocá-lo se configura no principal motivo para 84% dos internautas não comprarem on-line, assim como o receio de não receber o produto (56%) ou mesmo a falta de opção para agendar a entrega do item (54%).

Quando ocorre algum tipo de infortúnio com a aquisição, a maior parte dos internautas respondeu que procura resolver o problema por e-mail ou chat, enquanto um 33% se utiliza do SAC e somente 7% postam a questão nas redes sociais.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Romeu Friedlaender Jr disse:

    Muito bom ter o Ibope começando a pesquisar o ecommerce brasileiro.
    Mas ainda tem muito a aprender, esses resultados tem erros, como por exemplo:
    levantamento feito em 9 metrópoles brasileiras, onde 34% (1/3) estão em Sao Paulo (18%), Rio de Janeiro/Belo Horizonte (ambas somadas com 16%), ou seja, essa informação esta furada, pois se for dividir igualmente as 9 metrópoles pesquisadas também temos 1/3 das cidades sendo Sao Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, dessa forma a participação de todas as metrópoles pesquisadas acaba sendo igual, cada uma das 9 pesquisadas representa 1/9 do total, resultado obvio.
    Vamos torcer para que o Ibope continue pesquisando nosso ecommerce, mas que pelo menos aprenda um pouco como funciona antes de fazer as pesquisas e divulgar dados inúteis e errados.

    http://www.triclick.com.br

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.