Maioria dos internautas pesquisa na web quando compra em lojas físicas
A maioria (65%) dos internautas brasileiros pesquisa informações na internet sobre produtos que deseja comprar em lojas tradicionais, enquanto 57% foram influenciados a comprar ou visitar a loja após visualizar anúncios on-line, segundo um estudo realizado pela comScore e Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil). 60% dos entrevistados afirmam que anúncios vinculados na web têm os motivado a buscar mais informações sobre os produtos oferecidos, enquanto o e-commerce é citado como o meio mais conveniente de fazer compras.
Dentre os principais canais de acesso, computadores desktop lideram com 77%, seguido por notebooks (59%), smartphones (40%), tablets (16%), iPad (15%), console de videogame (12%), iPod (10%) e outros dispositivos (2%). Por outro lado, os dispositivos portáteis – como smartphones, tablets e videogames – são os preferidos das gerações mais jovens.
O estudo também mostra que mais de 40% dos entrevistados navegam na internet ao menos duas horas por dia, enquanto apenas 25% utilizam este tempo assistindo televisão. Além disso, a internet é o canal preferido quando se tem pouco tempo livre, citado por 62% dos inquiridos, enquanto 82% consideram este canal o mais importante (85% mulheres e 79% homens).
Curiosamente, 61% dos internautas brasileiros navegam frequentemente na web enquanto assistem televisão, sendo que as mulheres são mais propensas que os homens neste uso simultâneo (32%). Dentre os que usam estes dois tipos de mídia paralelamente, 92% afirmam que prestam igual ou mais atenção na internet.
Categoria: Pesquisas