Pesquisas na internet são a principal fonte de informações pré-compras, diz estudo
Procurar conteúdos publicados em sites se utilizando de um PC é a principal forma utilizada pelos consumidores para obterem informações antes de realizarem uma compra, com 24% dos entrevistados pesquisando na web, seguido pelos 20% que visitam o site de um fabricante, de acordo com um relatório divulgado segunda-feira pela RIS News e Cognizant, intitulado “2011 Shopper Experience Study, Taking the Store to the Shopper.”
Apesar do crescimento rápido de canais como smartphones e redes sociais, apenas 6% e 5% dos entrevistados, respectivamente, afirmam que estas são suas fontes primordiais para coleta de informações. Este é um forte indício de que os clientes ainda valorizam muitos aspectos de lojas tradicionais, e as novas tecnologias apenas somam facilidades e não as substituem. Apesar disto, as plataformas móveis continuam a dar aos clientes mais escolhas de onde, quando e como fazer compras, e com o crescimento da mídia social, novas maneiras de comparar produtos, preços e serviços.
Globalmente, a Internet é a fonte mais utilizada para que consumidores tenham acesso a informações sobre produtos, mas isso não é verdade para todos os setores do varejo. Olhando a partir desta perspectiva, anúncios de jornal ainda são a primeira opção para clientes de supermercados (40%) e são bastante lembrados para a compra de utensílios domésticos (16%) e vestuário (11%). Nos dois últimos, a internet é a primeira opção, com 28% e 26% respectivamente, mas obtêm apenas 12% da preferência dos clientes de supermercados. O boca a boca é forte nos três setores, atingindo 16% para bens domésticos, 21% para supermercados e 19% para vestuário.
Televisão e programas de vendas vêm em seguida no ranking, enquanto rádio, anúncios em revistas e em smartphones posicionam-se bem abaixo. Catálogos são bem lembrados como fonte de informação para mercadorias domésticas (10%) e vestuário (18%), mas apenas em 2% para supermercados.
Os dados foram baseados em uma pesquisa elaborada com consumidores dos Estados Unidos e da Europa.
Categoria: Pesquisas