EUA: jornais ainda são a principal fonte de origem de cupons de descontos
A despeito do mercado crescente de cupons digitais, o jornal de domingo segue sendo a principal fonte de origem de cupons de descontos para os consumidores dos Estados Unidos, sendo utilizados por 49% deles, de acordo com dados obtidos em agosto de 2011 pela Scarborough Research. Outras origens não digitais bastante citadas foram na loja de cupons (43%) e pelo correio (33%).
Os dados da Scarborough mostram que as origens digitais de cupons ainda são utilizadas por um segmento relativamente pequeno da base de consumidores. 40% deles usam sites da internet e mensagens de email/textos como origem de cupons.
Os consumidores que buscam negócios digitais, aqueles que diariamente usam sites como o Groupon para encontrar promoções de tempo limitado, parecem ter maior consumo que a média dos consumidores em uma série de indústrias. Por exemplo, eles são 36% mais propensos que a média em terem se alimentado em lojas de fast-food por 10 vezes ou mais no último mês, e também são 27% mais propensos de realizarem refeições em restaurantes nesta mesma freqüência.
Além disso, estes seguidores de negócios digitais correspondem a 33% da população que gasta US$ 200 ou mais em compras semanais, e 91% deles realizaram compras em lojas de departamentos durante o mês anterior. Este grupo de consumidores também tem probabilidade 16% maior de terem realizados compras em um shopping center físico durante o mês passado.
Este grupo de consumidores frequenta uma variedade de lojas especializadas a taxas mais elevadas do que o resto do público. Por exemplo, eles são 44% mais propensos a comprarem em uma joalheira, 43% a utilizarem serviços de SPA, 30% mais propensos a contratarem um floricultor e 37% a usar um aspirador seco.
Os seguidores de negócios digitais também são mais propensos a utilizarem produtos de empresas de saúde e fitness. Eles são 47% mais propensos que o público em geral em praticar yoga e pilates, 31% em praticar natação e 32% mais prováveis a utilizarem uma academia de ginástica.
A análise da Scaroborough descobriu que duas cidades de Michigan, Grand Rapids e Detroit, lideram a porcentagem de adultos americanos que são considerados seguidores digitais (36%), contra uma média nacional de 27%.
Os consumidores continuaram um padrão de três anos e apresentaram novamente aumento no volume total de dinheiro poupado via cupons CPG no primeiro semestre de 2011, de acordo com dados da NCH Marketing. A empresa conceitua o valor poupado como a diferença entre o valor médio de um produto e seu valor de resgate.
Durante o primeiro semestre deste ano, os consumidores americanos pouparam um total de US$ 2 bilhões com a utilização de cupons CPG obtidos em todos os tipos de mídias, um aumento de 5,3% com relação aos US$ 1,9 bilhão do primeiro trimestre de 2010, que por sua vez indicavam um aumento de 11,8% com relação aos US$ 1,7 bilhão obtidos no primeiro semestre de 2009. Este valor por sua vez representou um crescimento substancial de 21,4% com relação aos US$1,4 bi do primeiro semestre de 2008. Já na primeira metade de 2007, o valor poupado com cupons de CPG foi de US$ 1,4 bilhão.
Categoria: Pesquisas