Mobile Commerce: maioria das vendas são geradas em tablets
Os smartphones podem ser bons para as compras móveis, mas a maioria das vendas são realizadas através de tablets, segundo resultado de nova pesquisa realizada pela fornecedora de software para e-commerce Ability Commerce. Os dados mostram que o iPad gera mais rendimentos para varejistas que os smartphones, embora estes dispositivos liderem em tráfego móvel.
A pesquisa consultou três varejistas, que não tiveram seus nomes revelados. Em todos eles, a liderança em tráfego móvel vem de smartphones, principalmente através de dispositivos com iPhone e Android. Nos varejistas consultados, estas duas plataformas corresponderam por 43%, 69% e 71% do tráfego ano passado. Não foram divulgados dados adicionais sobre quem são os varejistas, apenas que são alguns dos principais.
O tablet da Apple apresentou valores de 15%, 17% e 49% do total do tráfego móvel dos três comerciantes pesquisados. O último destes ( 49%), disponibilizou aplicativos para tablets.
Mas quando se verifica a geração de receitas, o iPad corresponde por um grande montante da atividade de e-commerce. O varejista que tinha 17% de seu tráfego direcionado por iPad, teve 35% de suas vendas realizadas através deste dispositivo. O comerciante que possui 15% de seu tráfego gerado a partir de iPad obteve 51,5% de suas receitas com este aparelho, enquanto o que havia disponibilizado aplicativos para o tablet da Apple teve impressionantes 91,5% de suas receitas geradas através dele.
A pesquisa também mostra que os usuários têm tendência a utilizarem seus tablets mais em casa do que qualquer outro lugar. A pesquisa da Nielsen do primeiro trimestre mostrou que o principal uso de seus tablets é quando assistem TV (70%), bem à frente dos 21% que os usam quando estão em compras ou lendo recados, e dos 20% que os utilizam em deslocamentos cotidianos. Quase a mesma proporção (68%) dos proprietários de smartphones usa seus dispositivos enquanto assistem TV, mas 59% os usam enquanto compram ou lêem recados.
Ao se tomar em conjunto os dados da Ability Commerce e Nielsen, podemos supor que as pessoas navegam ou pesquisam compras através de seu onipresente smarphone, mas esperam para realizar as compras em casa usando seu iPad ou outro modelo de tablet. A maior tela destes dispositivos os torna mais fáceis de completar transações do que smartphones.
“Comprar via tablet é muito diferente do que fazê-lo via laptop ou desktop” afirmou Tonnison. “Você vê mais informações e detalhes do produto. Comprar via telefone móvel é diferente. Os gráficos são menores, e as descrições mais curtas”.
No Brasil, cerca de 79% dos proprietários de dispositivos móveis utilizou seu aparelho para fins de comércio, pesquisa ou compras, segundo o estudo Global Consumer Survey, realizado pelo MEF.
Categoria: Pesquisas