No Reino Unido, e-commerce representa 37% da demanda de transportadoras
O volume de encomendas enviadas por empresas de e-commerce entre novembro de dezembro de 2011 correspondeu a 37% do total de itens gerenciados pelas transportadoras no Reino Unido, o que representa um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo um estudo apresentado nesta quarta-feira pela Global Freight Solutions.
O estudo também mostra que se a atual taxa de crescimento for mantida, o comércio eletrônico pode representar até metade da demanda de final de ano das transportadoras em 2016.
“Há uma década, os consumidores foram responsáveis por cerca de 10 por cento do volume de encomendas do Natal. O aumento que estamos testemunhando foi causado predominantemente por compras realizadas em sites de e-commerce a partir de 2006, ano em que o comércio eletrônico começou a realmente ganhar popularidade” explica Simon Veale, diretor da Global Freight Solutions.
Veale ainda acrescenta que os dispositivos portáteis devem acelerar ainda mais o volume de encomendas. “Acreditamos que o uso mais frequente de smartphones e tablets para comprar presentes de Natal pela internet deve aumentar ainda mais a parcela do e-commerce no total de remessas gerenciadas por transportadoras”, conta.
Entretanto, problemas relacionados ao atraso de pedidos em datas sazonais não é algo tipicamente brasileiro. Segundo Veale, os consumidores britânicos estão conscientes deste problema e estão comprando cada vez mais cedo ano após ano. Somente em 2011, o período de antecipação aumentou em sete dias quando comparado ao ano anterior.
Categoria: Pesquisas