Especialista dá dicas de HTML para aumentar as vendas com e-mail marketing

| 04/04/2013 - 12:33 PM | Comentários (0)

html

© alexskopje – Fotolia.com

São diversos os fatores que determinam o sucesso das campanhas de e-mail, como boa segmentação, base higienizada e conteúdo relevante para o público. No entanto, todo esse empenho pode se perder se a peça de e-mail estiver com problemas no código HTML, pois, além de prejudicar a experiência do usuário ao distorcer o layout, a mensagem chegará como spam ou poderá ser bloqueada até mesmo antes de atingir o consumidor.

De acordo com Vinicius Correa, CEO da Mailbiz (www.mailbiz.com.br), empresa especializada no envio de gestão de e-mail marketing, para que os resultados sejam positivos, os lojistas devem tomar alguns cuidados, ainda que, segundo ele, o HTML para e-mail marketing deva ser muito básico, bastante diferente do HTML utilizado na construção de sites. “Não se deve usar JavaScript e nem CSS, por exemplo. Algumas propriedades de CSS até podem ser usadas, mas sempre do modo ‘inline’. Recomenda-se também evitar que a mensagem seja toda constituída apenas de uma imagem. O ideal é sempre mesclar textos com imagens, e, para isto, é necessário um bom conhecimento de HTML para que a informação fique bem distribuída. Não se deve utilizar vídeos no HTML, pelo menos não por enquanto – o HTML5 vai permitir isso, mas ele ainda não é interpretado pelos grandes provedores -. Deve-se evitar também o uso de GIF animado, pois clientes desktop, como o MS Outlook, não o reproduz”, aconselha o executivo, ao E-Commerce News.

Por outro lado, Correa ressalta que uso de tabelas também é muito importante na hora da construção do HTML. “O HTML para e-mail marketing é pura tabela. Aliando as tabelas com uma boa distribuição entre textos e imagens, já é um ótimo começo. No entanto, caso não seja possível mesclar as imagens com textos, recomenda-se fatiar a imagem em várias menores, utilizando sempre o atributo “alt”  na tag de todas as imagens. Esta propriedade permite que seja exibido um texto de descrição da imagem mesmo quando ela não é carregada automaticamente – fato comum na maioria dos provedores de e-mail, orienta e recomenda: “Sempre utilizar na tag, o atributo style=”display: block;”, pois o Hotmail e o Gmail inserem uma borda branca em todas as imagens, e, com este atributo inserido, isto não ocorrerá. É sempre bom relembrar também que o caminho para as imagens, dentro da tag, deve ser o completo, aquele que começa com “http://”. Se tiver apenas o nome da imagem, quando o contato receber a mensagem, a imagem não será carregada”, enfatiza.

O especialista explica ainda que outro ponto estratégico para o bom desempenho nas campanhas de e-mail marketing é o investimento em profissionais com propriedade para trabalhar com HTML. “É de grande importância que as empresas tenham profissionais com bom conhecimento em HTML trabalhando na criação de suas campanhas. Seja um funcionário ou uma agência que realize o trabalho, vale a pena investir, pois resultados no e-mail marketing não acontecem apenas com imagens bonitas”, conclui.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.