Organização dos menus descomplica a navegação dos usuários e facilita o processo de compra

fatima-a-bana
Fátima Bana, Diretora de Marketing Digital e Internet Manager da CVC

Proporcionar uma experiência agradável durante o processo de compras online deve ser uma constante na lista de prioridades de qualquer varejista que atue no comércio eletrônico. Considerando as muitas opções que os lojistas possuem para melhorar essa experiência, uma organização inteligente dos menus, é um recurso muito valioso.

Segundo Fátima Bana, Diretora de Marketing Digital e Internet Manager da CVC, a correta divisão dos menus, submenus e categorias no e-commerce são fundamentais para garantir uma navegação mais eficiente, resultando em mais conversões. “Se o cliente ‘entende a loja’, ele irá sentir maior segurança no estabelecimento, e, consequentemente, estará a um passo da conversão após maturidade do processo de compra”, explica a executiva.

Fátima também ressalta que o mercado já dispõe de vários formatos de menus, para atender as necessidades específicas de cada loja virtual. “Hoje temos alguns tipos de menus bastante utilizados em lojas online, tais como os menus verticais, que entram na categorização, e, também os que entram no formato de abas. Quase todas as mudanças feitas nos menus e submenus estão atreladas à arquitetura da informação, pois isso causa grande impacto na navegação do cliente”, justifica.

Performa.AI

Para evitar equívocos futuros e o risco de não alcançar os resultados esperados, é necessário planejamento para o desenvolvimento do projeto. Fátima explica que o plano inicial de um site pode ser dividido em três partes: design da informação, design de navegação e design de interface. O Layout da página é onde esses componentes se encontram, enquanto wireframing é o que representa a relação entre estes componentes. “Esse passo deve ser acompanhado pelo gestor que vai administrar a loja on-line. Por isso, ele precisa conhecer exatamente cada funcionalidade do site de e-commerce e como o cliente vai navegar. É nessa fase que será decidido o que entra no menu principal, submenus e por fim o que entra na categorização”, revela a Diretora de Marketing.

Ainda que a criação do layout seja, essencialmente, uma responsabilidade do designer, a participação do gestor da loja online é crucial nesse processo de desenvolvimento. “Os designers desenvolvem wireframes para organizar elementos da página, ainda na concepção da mesma, e esse ponto de criação da loja deve ser acompanhado de perto pelo gerente do e-commerce ou ainda pelo empreendedor”, completa.

A executiva conclui enfatizando que a falta de acompanhamento por parte do gestor, seja por falta de tempo, pressa para colocar o site no ar, ou qualquer outro motivo, pode trazer problemas graves para um e-commerce. “Pouco tempo se perde no planejamento e nesse negócio a arquitetura da informação é extremamente importante. É preciso ter em mente que uma loja online é muito mais que uma plataforma de e-commerce. A dedicação para layout e definição de menus deve ser a mesma que é usada para todos os pontos de conflito que encontramos em uma loja virtual, por isso, o gestor de e-commerce deve ser um profissional mais que multidisciplinar, que atue em todas as áreas da loja, e, nesse início, deve estar muito próximo ao design e ao conteúdo da loja virtual”.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1 Commerce
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente matéria, estou montando projetos semelhantes em sistema de bi e o sucesso das aplicações que desenvolvemos está diretamente ligado a apresentação e design do trabalho, náo basta criarmos uma ferramenta com excelentes informações se não estiver apresentado de forma vendavel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.