Mercado de compra coletiva pode estar em decadência nos EUA
Um estudo da Hitwise Intelligence constatou que o número de visitas ao site de compras coletivas líder do mercado, o Groupon, caiu 50% em relação ao seu pico durante a segunda semana de junho. Já a audiência do seu rival Living Social cresceu 27% no mesmo período, mas o agregado da categoria apresentou uma queda de 25%.
Para Bill Tancer, gerente geral de pesquisa da Hitwise, existem diversas hipóteses que podem ter culminado em uma queda acentuada do Groupon e do setor, como o aumento do número de concorrentes, falta de entusiasmo entre os consumidores com a modalidade de comércio, ou simplesmente as ofertas não estão sendo atrativas.
O estudo foi divulgado após uma pesquisa anterior da Lightspeed Research em que os resultados mostraram que mesmo crescendo o número de usuários cadastrados em sites de ofertas, muitos ainda não haviam efetuado alguma compra.
Dentre os que estavam registrados em algum site do gênero, apenas 54% concluíram ao menos uma compra. Cerca de 59% afirmaram não ter sido seduzidos por nenhum deles, 10% disseram que gostariam de ter comprado, mas as ofertas eram de negócios distantes de sua localidade, enquanto que 22% citaram restrições financeiras como motivo para não comprar. Foram consultadas mais de mil pessoas durante o mês de junho.
Outro estudo sobre o mercado de compra coletiva, conduzido pelo PriceGrabber, mostrou que 44% dos consumidores já utilizaram ou procuraram por um site do gênero anteriormente. Dentre eles, 52% disseram que ficaram impressionados com o número e-mails que recebem diariamente, o que resultou em uma má impressão do segmento.
Categoria: Pesquisas