A importância da navegação para a conversão na sua loja virtual

| 17/10/2013 - 09:08 AM | Comentários (0)

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© Tiramisu Studio – Fotolia.com

Essa semana conversando com um executivo de comércio eletrônico do mercado, falávamos sobre como tornar a navegação de uma determinada loja mais eficiente para levar até a conversão.

Pensando na fase de tecnologia a loja tinha uma boa plataforma, respondia bem e não tínhamos problemas graves, mas a navegação era tão técnica que deixava de ser orgânica e intuitiva isso me fez escrever sobre esse tema.

Quase sempre nos preocupamos com a categorização, com informações nos lugares corretos e vamos ficando automáticos para essa verificação do dia a dia, por exemplo, uma loja vende televisores e também vende o serviço de instalação desses televisores na parede, mas onde isso está claro para o consumidor?

Geralmente isso aparece lá no checkout no final da compra, talvez no compre junto ou ainda em uma área no rodapé da pagina, que diz serviços ou entrega, para o consumidor sempre mais informações ajuda, não podemos esquecer que no comércio eletrônico não temos a função do vendedor, falando a cada passo na loja que também instalamos, também temos garantias e etc. Precisamos de alguma forma falar.

Uma boa ideia para esse tipo de situação é a informação aparecer rolando junto com o preço durante toda a página de detalhes do produto, assim você reafirma que vende mais que o televisor e faz com que o consumidor pense em adquirir junto o produto, ou ainda entre em contato com seu  SAC para entender quais regiões atendidas e assim você pode conhecer melhor o seu consumidor.

Volto a afirmar, que a melhor forma de conhecer o consumidor está lá na sua central de atendimento e na observação do comportamento do mesmo na loja, só assim vamos entender se a nossa navegação está funcionando.

Outro ponto é o “fale conosco”, muitas vezes o envio do formulário da informação, não fica claro para o consumidor, que envia dezenas de vezes a mesma pergunta, por não entender se foi ou não sua consideração, faça testes diários, veja se a mensagem que deve dizer “sua mensagem foi recebida, entraremos em contato” esta aparecendo e se sua equipe está entrando em contato, isso faz toda a diferença, as vezes nesse contato conseguimos saber exatamente o que fazer para melhorar a conversão.

Acredito que a navegação deve ser o tempo todo intuitiva, use de amigos, gente que nunca entrou na sua loja e pergunte se encontrou tudo, se teve duvidas, dificuldades e leve isso em consideração, muitas vezes a opinião de um consumidor “fora da caixa” nos traz melhores informações que os maiores especialistas da área, use da sua própria rede e depois me conte se isso trouxe bons resultados, eu sempre tenho tido bastante sucesso com isso.

Boas vendas

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Categoria: Cases

Sobre Fátima A. Bana: Head de e commerce e marketing Digital - atuou em grandes empresas nacionais e internacionais como : Netshoes, Grupo Sonda, Intel, Zappos entre outras. Mestranda em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA. Certificada EFMD (European Foundation for Management Development) com o selo CEL. Especialista em marketing digital e estratégia. Pós graduada em comunicação com o mercado pela ESPM. Ver mais artigos deste autor.

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