Pesquisa revela a importância da classe C para o e-commerce
De acordo com um estudo elaborado pela Razorfish em parceria com o Terra, revelou que 66% das pessoas pertencentes à classe C dispõe de algum meio de acesso à internet. Do total, 40% são computadores do tipo desktops, 23% celulares, e apenas 3% laptops.
Até o final do ano de 2010, dos 3,7 milhões de consumidores que pretendem adquirir um computador, 57% pertencem às classes emergentes.
“Estes dados demonstram uma mudança forte no perfil das classes emergentes, que deve ser considerado pelas empresas ao definirem suas estratégias de negócios e de comunicação”, afirma o diretor-geral da Razorfish, Fernando Tassinari.
Ainda de acordo com o estudo, o Brasil possui 28 milhões de residências com computadores. Destes, 63% pertencem à classe C, 23% A e B, e 14% à classe D.
Do total de internautas brasileiros, 42% pertencem à classe C, um avanço significativo na comparação com o ano de 2004, quando esta classe respondia por 29% dos acessos.
“O estudo corrobora o que vivenciamos na prática e que extrapola rótulos ou categorias. Foi o que aconteceu na Copa e é o que vem acontecendo nas Eleições, por exemplo. Seja pela informação, seja por entretenimento, a internet já é hoje o meio mais democrático para todas as classes sociais. E com menores custos e sem a limitação da grade da mídia tradicional, a Classe C encontra na internet opções que contemplam todos as suas necessidades e gostos”, diz Paulo Castro, diretor geral do portal Terra.
Categoria: Pesquisas
Pesquisa muito importante, e tudo leva a crer que este número cresça.