Pesquisa sobre os E-Defensores de marca – Parte II
Cerca de 83% dos consumidores considerados “defensores” de marca tem o hábito de compartilhar informações sobre os produtos que utilizam, frequentemente se comunicam via web com outras pessoas para “conhecer pessoas interessantes “e “receber produtos gratuitos”, segundo um estudo de marketing da BzzAgent. Os resultados da pesquisa “A Field Guide to Brand Advocates” indicam que 75% destes consumidores gostam de receber estes incentivos para se comunicar. A primeira parte da pesquisa pode ser encotrada aqui.
Os não-defensores são menos propensos a se comunicar
Quem não defende uma marca é menos propenso a comunicação on-line por qualquer um dos motivos apontados pela pesquisa. Por exemplo, apenas 32% dos não-defensores afirmam que tem como incentivo para se comunicar conhecer pessoas interessantes e 51% tem como incentivo receber produtos gratuitos.
Defensores são mais propensos a falar com amigos
Os defensores são 11% mais propensos a falar a um amigo (71% contra 64%) do que sobre algum produto, marca ou loja. Tem uma tendência de 37% de falar com conhecidos e 29% com desconhecidos. Os não-defensores seguem o mesmo padrão, mas com valores mais baixos, com falar com amigos atingindo apenas 49%.
Os defensores aprendem mais sobre os produtos
Os defensores também tem maior propensão a aprender sobre os produtos ofertados. Eles tem duas vezes mais probabilidade ( 34% contra 16%) de procurarem informações através de algum mecanismo de feedback on-line, fóruns de discussão (36% contra 17%) e através de reclamações sobre algum produto (22% comparado a 11%) que aqueles que não defendem nenhuma marca.
O único mecanismo em que as taxas de recebimento de informações é semelhante é o e-mail (58% contra 56%).
Defensores entendem mais jargões tecnológicos
Os defensores são muito mais propensos a entender o linguajar tecnológico mais avançado. Por exemplo, há uma propensão de os defensores terem 31% mais chances de entender o termo “twittar”(twitter) e 23% o termo “Like” (Facebook). O mais próximo é o diferencial para o termo “PDF”, com os defensores com apenas 5% mais chances de entender o que ele significa.
Os defensores querem o reconhecimento da marca
(58% dos defensores de marca acham importante que ela o veja como uma boa opinião a respeito de seu produto. 55% dizem ser muito importante que a marca recompense os seus esforços, enquanto 49% afirma ser muito importante para eles o reconhecimento pela marca de seus esforços.
Os defensores da marca são mais sociáveis
Os defensores de marca são quatro vezes mais propensos que os que não o são (28% a 7%) a compartilhar informações sobre produtos, marcas, lojas de venda ou através de mecanismos de feedback on-line. Eles também são mais propensos a compartilhar informações através de mídias socais (58% contra 27%) e sites de comércio eletrônico (43% a 22%). O e-mail apresenta a menor discrepância entre os dois grupos (53% contra 39%) no seu uso para compartilhar informações sobre os produtos.
Categoria: Pesquisas