Defensores da marca falam bem da empresa para se sentirem bem, diz pesquisa

| 10/05/2011 - 00:16 AM | Comentários (0)

Os consumidores que são “defensores” de uma marca, habitualmente compartilham na web mais informações sobre um determinado produto do que aqueles que não são, afirma uma pesquisa realizada pela BzzAgent. Como forma de compartilhamento, se incluem o uso de mídias sociais, e-mail, sites de e-commerce e mecanismos de feedback on-line.

Defensores da marca (28%) são quatro vezes mais propensos que aqueles que não o fazem (7%) a  compartilhar informações sobre produtos, marcas, lojas de venda através de mecanismos de feedback on-line . Eles também são aproximadamente duas vezes mais propensos a compartilhar informações através das mídias sociais (58% contra 27%) e sites de comércio eletrônico (43% comparado a 22%). Uma discrepância menor, mas ainda significativo existe no uso do e-mail (53% contra 39%) para compartilhar informações sobres produtos.

Analisando mais especificamente, os “defensores” chegam a ter uma propensão a compartilhar informações três vezes maior quanto a produtos de cuidados pessoas e duas vezes em produtos infantis e de uso doméstico. Na média em geral, fica na casa dos 75% a diferença na propensão ao compartilhamento de informações.

A principal motivação para que os “defensores” da marca compartilhem informações é que isso os faz sentir-se bem. Por exemplo, 54% dos defensores da marca afirmam comunicar informações sobre produtos na web para relaxar, valor que é apenas de 16% para aqueles que não são defensores, o que significa que tem uma motivação duas vezes maior por apresentar suas opiniões sobre os produtos.

Além disso, os defensores da marca são 150% mais propensos a valorizar a sua percepção como uma boa fonte de informações, e sua maior motivação é ser visto como um recurso útil em uma decisão de consumo. Como resultado de seus esforços, os defensores da marca têm 70% a mais de chances de serem vistos como uma fonte de informação confiável por seus pares.

Entre outros dados interessantes, os defensores da marca são três vezes mais propensos a terem um blog, duas vezes propensos a usarem a Amazon.com e o Twitter e têm 50% mais chances de influenciarem uma compra.

Seguidores do Twitter são melhores compradores

31% dos seguidores do Twitter são mais propensos a comprar de uma marca após começar a segui-la, contra 27% dos usuários de e-mail e apenas 17% dos que se tornam fãs no Facebook, de acordo com uma análise feita em setembro de 2010 pela ExactTarget.

Curiosamente, é igual o percentual de usuários de e-mail e Twitter que não se tornam propensos a comprar de uma marca, com 31%. Uma porcentagem muito maior de usuários de e-mail se diz neutra em relação a comprar de uma marca, 41% contra 34% dos usuários do Twitter. Os fãs do Facebook se destacam do lado com os que não tem propensão a comprar de uma marca, com 49%.

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Categoria: Pesquisas

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