Pesquisa traça panorama do e-commerce no Distrito Federal
Pesquisa divulgada hoje (8) pela Fecomércio, mostra o perfil do e-consumidor e do empresário que atua no comércio eletrônico no Distrito Federal. Uma das constatações é que são as mulheres com idades entre 25 e 35 anos as que mais compram pela internet.
Do total das 251 pessoas ouvidas na pesquisa realizada no mês de maio, 99,6% afirmaram ter acesso à internet. Deste percentual, 63,6% acessam a rede da própria residência, 34,3% do trabalho e somente 2,1% navegam através de lan houses. O estudo apontou ainda que apenas 3,3% dos consumidores entrevistados utilizam smartphones para compras on-line.
Quando abordados sobre os motivos que os levam a fazerem compras pela internet, 58,8% dos consumidores disseram que preferem esse canal devido à comodidade, 17,6% pelos preços diferenciados e pela maior variedade, enquanto 5,9% justificaram a preferência por existir mais lojas. Já a frequência de aquisições é esporádica para ambos os sexos.
Dentre os produtos mais procurados nas compras on-line estão os pacotes aéreos, com 17,7% das buscas, seguido dos eletrodomésticos/eletroeletrônicos com 17,6%. Na sequência aparecem os equipamentos de informática e comunicação, com 14,3%, e os itens de cultura, como livros, cd’s, ingressos, cinemas, etc, com 13,8%. Os tecidos de armarinho, vestuário e calçados têm 8,2% das buscas, enquanto peças e assessórios para veículos, 5,9, e, produtos alimentícios, bebida e fumo, 1,2%. Já os produtos farmacêuticos e materiais de construção concentram apenas 0,7% e 0,3% das buscas, respectivamente.
A pesquisa apontou ainda que mais da metade dos entrevistados, 54,6%, afirmaram gastar mais de R$ 300 em compras on-line, e que o horário de maior pico é à noite, com 38,2% da preferência.
O levantamento, que avaliou o perfil de 17 segmentos, abrangendo 173 empresas atuantes no comércio tradicional no Distrito Federal, e também em sites de e-commerce, constatou ainda que as vendas on-line já representam 22% da participação no faturamento das empresas, sendo o segmento de livrarias, o primeiro do ranking, com 39%.
As mulheres, entre 25 e 35 anos, além de serem as que mais compram, também são as que mais possuem negócios na web (50,9%). Os segmentos dentro do comércio que mais se destacaram por possuírem lojas on-line, foram os eletroeletrônicos, com 19,7%; sexy shop, com 8,7% e perfumarias e vestuário com 8,7% e 8,1%, respectivamente.
A pesquisa também constatou que, após a implementação das vendas on-line no negócio, 69,9% dos empresários acreditam que as vendas aumentaram, enquanto 28,3% acham que permaneceu igual e somente 1,7% afirmou que houve baixa.
Ainda segundo os empresários, 72,3%, afirmaram que fazem uso de promoções para atrair o consumidor, e 52,1% disseram acreditar que a insegurança do consumidor é o maior desafio para efetivar a venda.
Entre os segmentos avaliados estão o de autopeças; calçados; eletroeletrônicos; farmácia; floricultura; instrumentos musicais; joalheria/acessórios; livraria; loja de decoração; loja de departamento; loja de esporte; material de construção; perfumaria; restaurante; sexy shop; supermercados/hipermercados; e vestuário.
Categoria: Pesquisas