Receio de fraudes ainda é o maior entrave para as compras on-line em São Paulo

| 13/08/2013 - 10:06 AM | Comentários (0)

crime

© Aamon – Fotolia.com

O medo de fraudes dos paulistanos é o principal entrave para realizarem compras on-line. É o que constata o levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, FecomercioSP, divulgado nesta semana.

Segundo a pesquisa, entre os consumidores que ainda não aderiram à prática de compras pela internet, cerca de 32,9% afirmam que não a faz pelo receio de fraudes, sendo este o motivo mais citando pelos entrevistados. Ainda assim, a proporção é quase metade quando comparada aos que afirmaram o mesmo no ano anterior (61%).

A pesquisa identificou ainda que para 16,7% e 5,7% dos entrevistados, respectivamente, a falta de segurança no site de e-commerce e a necessidade de ver o produto pessoalmente, também foram justificativas usadas como impedimento para comprar pela web.

Ao considerar o total dos participantes do levantamento, mais da metade (55,9%) afirmou que fazem compras on-line, o equivalente a uma ligeira queda com relação aos 62,7% registrados em 2012. Se levado em consideração as aquisições via redes sociais a redução foi maior ainda, – de 25,1% no ano passado para 9,5% neste ano, ainda que o relatório não tenha exposto as evidências da queda.

Vítimas de crimes digitais

Só neste ano, 17,9% dos entrevistados afirmaram já terem sido vítima ou ter alguém da família prejudicado por crimes digitais, sendo 20,6% homens e 15,2% do sexo feminino – no ano passado, a estatística registou o percentual de 12,7%.

O levantamento constata a clonagem de cartões de crédito, com 33,52%, como um dos principais crimes cometidos na esfera digital, – reforçando os receios dos consumidores participantes da pesquisa, quando apontaram o receio de fraudes como o principal impedimento para realizarem compras on-line.

O uso de dados pessoas também foi citado por 17,32%, assim como o desvio de dinheiro da conta bancária via transações on-line, por 15,64% dos participantes, a clonagem de páginas pessoas, por 7,82% dos consumidores e ainda a compra indevida com o cartão de crédito e a não entrega do produto, com 4,47% e 3%, respectivamente, também foram citados pelas vítimas como fatores que não os motivam a comprar por meio de sites de e-commerce.

Segurança dos dados

A pesquisa aponta ainda que praticamente metade dos usuários de internet na cidade de São Paulo (49,8%), considera que as empresas, além de usarem seus dados pessoais, ainda os compartilham, ainda que sem a autorização dos clientes. Cerca de 72% garantem que não confiam nas ofertas de armazenamento dos dados feitas pelos sites que o solicitam. No entanto, 87,8% acordam que as páginas deveriam guardar registros de acesso para auxiliar as investigações em casos de possíveis crimes eletrônicos.

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Categoria: Pesquisas

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