Estudo mostra panorama do uso do Facebook no Brasil
Até que ponto o Facebook deve ser usado como ferramenta de marketing pelas empresas? Um estudo recente promovido pela Gauge, empresa especializada no mercado digital, com mais de seis mil internautas revelou que, embora o número de usuários do Facebook siga aumentando, a relevância dessa rede social na vida do internauta está diminuindo.
De acordo com a pesquisa, intitulada “Além das Faces do Facebook”, existem três aspectos sintomáticos para explicar um possível declínio do Facebook: a queda no alcance orgânico da rede, fazendo com que as empresas procurem formas alternativas de se conectar a seus consumidores; o surgimento de novas plataformas e o início de um certo desgaste do Facebook, que não acompanha o crescimento das novidades; e o crescimento do uso de Internet via mobile, que está transformando a forma como os usuários usam redes sociais.
Publicidade
A pesquisa diagnosticou que os anúncios são a principal fonte de irritação para os usuários da rede, com 45% dos internautas revelando ficar incomodados com a publicidade no Facebook. Cerca de 30% dos entrevistados também destacou acreditar que a imagem das marcas só piora na rede social e 41% confessaram que mal reparam nas ações promovidas no Facebook.
Para Dante Calligaris, diretor executivo da Gauge, as empresas precisam mudar a forma como atuam no Facebook: “Os usuários não querem saber de spam. As marcas presentes nas redes sociais precisam evoluir, reavaliar sua comunicação para entregarem algo de valor, que é o que o consumidor espera”, explica o executivo.
Mais da metade dos entrevistados (54%) afirmou que procura marcas no Facebook que os ajudem a resolver problemas, enquanto 48% declarou que quer entender o funcionamento dos produtos e 43% gostaria que as empresas oferecessem benefícios não apenas na rede social.
Amizades
Potencial entrave para a chegada de mais jovens no Facebook, a entrada de parentes, especialmente pais e mães, não chega a ser um problema para 72% dos internautas, que confidenciaram se sentir mais incomodados com amigos na rede social, enquanto 30% acreditam que, através de posts e compartilhamentos, é possível melhorar a experiência na rede.
Conforme explica Mateus Machado, gerente de estratégia da Gauge, hoje em dia as pessoas são mais autênticas nas mídias sociais, o que era uma comunhão mais forte do “eu real” com o “eu virtual”: “As eleições foram um exemplo claro da proporção que as discussões podem tomar”, acrescenta Machado.
Utilização
Entretanto, mesmo com todos esses percalços, o Facebook segue sendo utilizado com frequência: 56% dos entrevistados disse que estão mais ativos do que antes, por outro lado 21% possuem a mesma frequência de acesso dos anos anteriores.
O WhatsApp vem impactando na forma nessa utilização, já que quase um terço (31%) dos participantes da pesquisa elencaram o aplicativo como “muito importante” no dia-a-dia, dois pontos percentuais acima do Facebook.
Categoria: Pesquisas