Pinterest é cada vez mais influente nas vendas do e-commerce, aponta estudo

| 02/05/2013 - 11:45 AM | Comentários (0)

pint-it

O Pinterest – rede social de compartilhamento de fotos – está se tornando cada vez mais representativo entre os canais sociais que mais geram vendas para sites de comércio eletrônico. De acordo com um estudo divulgado este mês pela RichRelevence, só no período de 10 de dezembro de 2012 à última semana de março deste ano, a participação do Pinterest em sessões de compras on-line – somadas entre Facebook, Pinterest e Twitter – cresceu de 6% para 25%, enquanto a do Facebook, apresentou uma queda de 92% para 69%, e a do Twitter se manteve estável, com uma participação menos relevante.

O levantamento aponta ainda que o tíquete médio dos usuários do Pinterest é maior em relação aos do Facebook. Em média, os clientes oriundos do Pinterest gastaram U$ 153 por pedido contra U$ 85 dos compradores do Facebook, no período de 20 de novembro de 2012 a 1º de abril de 2013. Além disso, o relatório aponta que esta diferença também dá sinais de estar ampliando, haja vista que, na semana que terminou em 1º de abril último, o valor médio gasto pelos clientes originários do Pinterest foi de U$ 194 contra U$ 84 do Facebook.

No entanto, dados divulgados recentemente pela Adobe apontam que as mídias sociais ainda não possuem grande representatividade nas vendas do e-commerce. Ainda assim, uma pesquisa do Google feita com usuários norte-americanos do Google Analytics, que compartilham dados referentes ao seu histórico de conversões de vendas on-line registrados na ferramenta, mostra que o problema pode estar no método utilizado pelos comerciantes para atribuir os créditos destas conversões. Segundo o estudo, ao contrário de outros canais do marketing digital, como links patrocinados e comparadores de preço, a tendência é que, ao longo da experiência de compra on-line, as mídias sociais funcionem como canais auxiliares e não como finais, o que ressalta a importância de os varejistas adotarem métricas de mensuração mais sofisticadas, além da última interação.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.