Taxa de conversão no e-commerce atinge 1,46% no primeiro trimestre de 2014
De janeiro a março deste ano, a taxa de conversão no e-commerce brasileiro foi de 1,46%, menos da metade do índice dos EUA, que foi de 3,01% no terceiro quadrimestre de 2013. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (20) pela Braspag, em parceria com o IBOPE.
“O faturamento do varejo online no ano passado foi de R$ 25 bilhões, e a projeção de crescimento do e-commerce no Brasil para este ano é de 30% (R$ 32,5 bilhões). Se estimarmos um aumento na conversão de vendas de 1,46% para 2%, isso traria uma impacto no mercado nacional maior do que o crescimento de 30% projetado para o ano, o que significaria R$ 9,2 bilhões a mais no faturamento do setor”, afirma Gastão Mattos, CEO da Braspag.
O estudo aponta ainda que 55% dos pedidos foram realizados pelo público masculino, 32% possui entre 25 e 34 anos, enquanto 26% têm mais de 45 anos; 68% são das classes de consumo A e B e, do total de pedidos pagos, 90,7% foram realizados com cartão de crédito, 8,6% com boleto bancário e 0,7% com cartão de débito. O estado de São Paulo é a principal praça, com 35% dos pedidos, enquanto Minas Gerais ficou em segundo, com 22%.
De acordo com as duas companhias, que se uniram para a realização do estudo, esta primeira amostragem realizada serviu como base para validar uma plataforma de avaliação do setor que está sendo desenvolvida para os lojistas. Com esta plataforma, será possível que os varejistas verifiquem o seu posicionamento em relação ao mercado e ao segmento no qual atuam, além do perfil de seus consumidores, garantindo informações mais detalhadas para melhor elaborar suas estratégias de vendas.
Categoria: Pesquisas