Consumidores estão insatisfeitos com marketing em mídias sociais

| 22/02/2011 - 06:16 AM | Comentários (5)

De acordo com uma pesquisa realizada pela ExactTarget, os consumidores não estão satisfeitos com o marketing em mídias sociais. 91% deles afimaram que deletaram alguma mensagem em redes sociais como o Facebook e Twitter, por acreditarem que o conteúdo era irrelevante ou invasivo.

“Os consumidores continuam dispostos a colaborar com as empresas através das mídias sociais”, afirma Jeff Röhrs, diretor de Marketing da ExactTarget. “No entanto, eles sabem muito bem que estão no controle da situação, e podem deletar todas aquelas mensagens que acreditarem serem irrelevantes, abusivas em termos de quantidade, ou invasivas, anulando um dos principais meios de comunicação de Marketing Direto”, finaliza.

Ainda de acordo com a pesquisa, 71% dos consumidores afirmaram que estão mais seletivos em adicionar alguma empresa como amigo. Além disso, 77% deles revelaram que estão mais cautelosos em fornecer seus e-mails para as companhias.

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Categoria: Pesquisas

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Comentário (5)

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  1. Leandro Menna disse:

    Acredito que isso esteja acontecendo, pois as empresas não estão criando assuntos relevantes aos seus clientes e não estão dando nada em troca a eles. Estão somente se preocupando em divulgar os seus produtos, sem criar nenhuma interatividade!

    Estamos tentando colocar todos esses tópicos em prática na minha empresa, para que nada disso aconteça. Pois na realidade a empresa não é minha, são dos meus clientes. Se alguém tiver alguma crítica ou sugestão, fiquem a vontade para falar.

    Abraços

    Leandro Menna
    sócio fundador da Brave Menswear
    http://www.bravemw.com.br

  2. Fernando Schimming disse:

    Concordo plenamente com o Leandro.

    As empresas apenas se preocupam em tirar proveito das redes sociais, sem lembrar que existe sempre uma via de duas mãos.

    Att.
    Fernando
    Diretor
    http://weegames.com.br

  3. Mauro Vendemiatti disse:

    Tenho prestado muita atenção no comportamento da rede social em meu negócio, Aviação e Turismo, e na verdade não estamos conseguindo gerar conteúdo ou mesmo anúncios de maneira relevante aos Internautas. Na grande maioria das vezes encontramos posts simplesmente mostrando de maneira genérica promoções (Viaje conosco e pague tarifas a partir de R$ 9,99) , ou seja, temas muito genéricos e ROI inexistente (ou a percepção de ROI) ou muito baixo.
    Na verdade, RS é muito novo e acho normal este comportamento. Sou da opinião que devemos investir em detalhes (mesmo que isso demande tempo e dinheiro) para entendermos este comportamento.

    Mauro Vendemiatti
    http://www.sandboxmauro.com

  4. Túlio Zacareli disse:

    Nesses ambientes de interação é preciso, literalmente, transformar a empresa em uma pessoa, que vai conversar com outras pessoas a respeito de temas relacionados ao seu ramo de atuação. Dessa forma é possível captar as preferências, opiniões e anseios de consumidores potenciais e, com isso, identificar ameaças e oportunidades.

    Creio que a postura “call to action”, ou mesmo uma conversa de cunho mais comercial, devam ser avaliadas com muita cautela nas redes sociais. Cautela essa que é deixada de lado com recorrência, empobrecendo o contato direto com o consumidor proporcionado por essas mídias.

    Túlio Zacareli Cyrillo
    Jet Tecnologia em Comércio Eletrônico
    http://blog.jetecommerce.com.br
    @jetecommerce

  5. Heitor Osses disse:

    Será que as empresas estão preparadas para a verdade nas midias sociais? Empresas que deletam mensagens não estão ocultando a verdade e perdendo oportunidade de uma conversa franca com seus clientes?
    Tudo é muito novo ainda. Mas de uma coisa tenho certeza. Não está preparado para ouvir a verdade, melhor nem entrar no mundo das midias sociais. Prepare-se primeiro!

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