Google +1 ultrapassa Twitter como botão mais utilizado em sites, diz estudo

| 12/07/2011 - 02:16 AM | Comentários (0)

A BrightEdge, empresa provedora de plataformas para SEO, divulgou um relatório que apresenta a adoção de plug-ins de compartilhamento de conteúdo em rede sociais oferecidos pelos 10.000 principais sites (eleitos pela própria empresa) do mundo. A pesquisa comparou dados de junho e julho de 2011, e mostra que tanto Facebook como o Twitter estão se saindo muito bem. Os dados da pesquisa mostraram o Facebook com uma clara vantagem, ao mesmo tempo em que o Google começa a dar sinais de que têm condições de brigar de igual para igual nesta competição.

Em relação a adoção de links dentro das redes sociais, o Facebook lidera com 47,4% dos links verificados nos sites Top 10,000. O Twitter fica em segundo com 41,8%, seguido por YouTube e LinkedIn, que têm respectivamente 16,75% e 3,7%. Como fica claro no gráfico abaixo, nenhuma das maiores redes sociais apresentou modificações significativas entre os dois meses comparados.

A adoção de plug-ins em redes sociais ainda é, entretanto, muito mais baixa. O Facebook oferece quatro plugins: O botão Facebook “Like” (com taxa de adoção por 10,8% do sites), a caixa Facebook “like” (6,1%), o Facebook Connect (1,9%) e o Facebook Recomendations (1,2%). Não é surpresa que o Facebook domine esta cena, pois não apenas é a rede social que oferece mais opções, como também já as disponibiliza a mais tempo do que seus concorrentes.

O que na verdade surpreende é que o botão Google +1 (4,5%) esteja à frente do botão Twitter Tweet (2,1%) e do botão Twitter Follow (1,3%), ou seja, o Google +  já assume o segundo lugar neste quesito:

Os resultados mostram que o Facebook tem o dobro de participação sobre o seu concorrente mais próximo – Google Plus One – na utilização de plug-ins nos sites pesquisados, mas também fica claro que as marcas estão perdendo uma grande oportunidade ao não aproveitar o tráfego maciço que se direciona aos sites de redes sociais. Links que conectem a páginas do Facebook aparecem em menos da metade dos maiores sites da web que participaram do estudo. A BrightEdge chama a atenção para esta oportunidade não explorada por algumas das maiores empresas do mundo.

“No geral, esta primeira edição do nosso estudo SocialShare Site Analysis mostra que há grandes oportunidades para que as marcas se engajem em se tornarem mais sociais”, afirmou o CEO da BrightEdge, Jin Yu, em comunicado. “Menos da metade dos maiores sites da web oferecem algum tipo de vínculo com redes sociais em suas páginas, no momento em que este tipo de site captura uma fatia enorme do tráfego da web. Esperamos ver neste ano um esforço por parte das marcas na utilização de tais ferramentas para que tornem ainda mais valiosas suas plataformas”.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.