Previsão para o comércio eletrônico para 2012 é favorável
A consultoria e-bit, referência no e-commerce nacional, divulgou uma estimativa que em 2012 o comércio eletrônico brasileiro irá faturar cerca de R$ 25 bilhões, em 2008 o faturamento chegou a R$ 8 bilhões.
Segundo a pesquisa realizada pela consultoria especializada em varejo, Gouvêa de Souza, com 6 mil entrevistados em 11 países, incluindo o Brasil, somente 2% dos consumidores brasileiros fazem compras fora das lojas tradicionais, como por exemplo através da internet e celular, o que demonstra que o mercado do e-commerce tem potencial de crescimento por aqui.
Outro item avaliado foi que 52% dos usuários entrevistados acessam sites de comparação de preços, no Brasil este número chega a 73%, sites como o Mercado Livre e Buscapé são visitados pelos usuários que tem como objetivo economizar. Este dado mostra que o usuário brasileiro está voltado para as compras online, pois tem como hábito acessar os sites e comparar preços.
As categorias de produtos vendidos pelo comércio eletrônico devem aumentar, 28% das pessoas que não compram alimentos pela web afirmam que começarão a comprar dentro de dois anos. O mesmo acontece com os produtos eletroeletrônicos, com 21%, beleza, com 20% e vestuário e calçados, com 19%.
Outro item analisado foi o PIB brasileiro, e sua relação com o e-commerce. Quando o PIB de um país chega a 35 mil dólares por habitante por ano, o comércio eletrônico tende a um crescimento exponencial. A expectativa que o PIB do Brasil chegue a este valor em seis anos, sendo mais um dado favorável ao desenvolvimento do e-commerce.
Fonte: Ciashop