Tendências do marketing digital para 2016

| 10/02/2016 - 11:08 AM | Comentários (5)

tendencia-marketing

O marketing digital está em constante transformação. Ele acompanha as inovações tecnológicas, alterações nos hábitos dos consumidores e, também, apresenta novas maneiras para uma empresa relacionar-se com seu público, seja na linguagem utilizada ou no formato do conteúdo.

Acompanhar essas mudanças é fundamental para qualquer empreendimento que deseja obter bons resultados com suas ações no ambiente online. Pensando nisso preparamos uma lista com 5 tendências do marketing digital para 2016.

1- Aumento da publicidade digital em vídeo

O consumo de vídeos no Brasil teve um aumento exponencial em 2015, principalmente após duas mudanças significativas no Facebook. A primeira delas passou a permitir upload de conteúdos direto na plataforma e a segunda implementou o “play automático” de um vídeo na linha do tempo.

E a grande novidade para o próximo ano foi o anúncio oficial do Google afirmando que anúncios em formato de vídeo serão incluídos nos resultados de busca (SERP) a partir do próximo ano. Assim como grande parte dos comunicados da empresa, esse também não oferece muitos detalhes. Mas, de qualquer maneira, fica claro que a publicidade digital em vídeo é uma grande aposta do marketing digital para 2016.

2- Superação do mobile perante os desktops

O ano de 2015 foi definitivamente o ano dos dispositivos mobile. Nesse ano o Google anunciou oficialmente que o tráfego de informações em dispositivos móveis finalmente superou o de desktops em 10 países diferentes, incluindo o Brasil.

No mesmo anúncio a empresa norte-americana afirma que enquanto sites desenvolvidos para desktop necessitam de uma versão para dispositivos móveis, sites focados apenas no mobile são perfeitamente aceitáveis. Isso delineia, ainda mais, o cenário mobile que se configurará em 2016.

3- Aumento no uso de Realidade Virtual

Inúmeros dispositivos de realidade virtual já possuem versões beta disponíveis no mercado, alguns para finalidades específicas, como é o caso dos videogames, e outros para uso geral. O mais comentado deles, o Oculus Rift, tem previsão de lançamento oficial para o primeiro trimestre de 2016.

A expectativa dos especialistas é que os investimentos em publicidade acompanhem a popularidade dos gadgets e incluam integração com redes sociais, plataformas de vídeo, preenchimento de formulários e, até mesmo, mensagens diretas.

4- Ephemeral Marketing

Efêmero é tudo o que é passageiro, transitório e temporário. Em 2015 plataformas como o Snapchat, que apresentam vídeos e fotos apenas por alguns segundos, demonstraram que não existem apenas para experimentos de profissionais de marketing mais ousados. Elas criaram uma nova relação comunicacional com o público nessas plataformas, atingindo principalmente a população extremamente jovem, que vem sendo chamada de millennials.

A questão gira em torno de estar presente no momento certo e no “lugar” certo. O que traduz, em ação, a congruência entre os ambientes reais e virtuais, cada vez mais unificados. É fato que, em 2016, veremos ainda mais ações nesse sentido, sendo importante estar conectado na hora e local certos!

5- Internet das Coisas (Internet of Things)

Outra tendência, que já está bem solidificada no conceito dos consumidores e que certamente crescerá muito em 2016, é a internet das coisas. A previsão é que haja um aumento de 28% na utilização de relógios, óculos e outrosdispositivos inteligentes.

A grande questão é como os profissionais de marketing podem utilizar as informações produzidas por tantos gadgets. Com a ajuda de técnicas como o Business Intelligence (BI) será possível mirar e acertar um anúncio no consumidor certo, tomando como base suas ações cotidianas.

Um fato concreto é que o próximo ano será muito interessante para os profissionais de marketing. E você, aposta em alguma tendência para 2016? Deixe seu comentário e complete essa lista!

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Sandra Turchi: Bacharel em administração de empresas pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-SP, MBA pela Business School SP e Toronto University e cursou empreendedorismo na Babson de Boston. Executiva de marketing há mais de vinte anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e Serviços nas empresas Lojas Arapuã, Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV-SP e Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços, onde foi Diretora de Marketing. Indicada como um dos professores de Marketing mais influentes nas mídias sociais pela revista SMMagazine. É palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Coordenadora dos cursos “Estratégias de Marketing Digital” na ESPM desde 2008. Professora do MBA e Pós-MBA em Marketing Digital da FGV. Idealizadora do “Digital Strategies Summit”. É articulista de diversos veículos de comunicação, autora do blog www.sandraturchi.com.br e autora do Livro “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce” a ser lançado pela Ed. Atlas no início de 2012. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comentário (5)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Vilmar Oliveira disse:

    Legal, boa matéria, curti!

    http://vilmarbro.com.br/

  2. Bruno Santos disse:

    Realidade pura sobre o Assunto o Marketing Digital esta Crescendo cada vez mais, e a comunicação com videos é o que esta em Alta.. Parabens pelo Artigo.

  3. Wilson Souza disse:

    Parabéns pelo Artigo.

    Não tinha pensado nessa tendência de Ephemeral Marketing. Muito bom!

    Ainda sobre esse tema, fiz um vídeo ano passado falando quase as mesmas coisas que você (https://www.youtube.com/watch?v=GLy1J3onCA4) onde só incluiria o Marketing Analytics e também a continuação do StoryTelling.

    Mais uma vez parabéns.

    http://wilpersou.com.br

  4. Leonardo Zani disse:

    Ótima matéria Sandra.
    Acredito que uma das tendências também para esse ano será os influenciadores das marcas. Eles são decisivos para as compras de novas clientes, os comentários e os advogados das marcas.

    http://www.leonardozani.com.br

  5. Amanda Lourenço disse:

    Muito bom mesmo o seu artigo! Adorei, pois é a minha área. Eu amo o Marketing e tudo que se relaciona com esse mundo. Muito obrigado pelo seu conteúdo maravilhoso.
    Espero poder ler mais sobre o assunto aqui.
    Beijos.

    http://www.inicioavancadodigitalfunciona.com

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.