Usuários do Facebook desaprovam mudanças de privacidade

| 09/04/2010 - 16:27 PM | Comentários (0)

Os usuários do Facebook estão muito sensíveis em relação à privacidade online, de acordo com pesquisa recentemente publicada pela companhia de segurança de TI Sophos. Os resultados da pesquisa mostram que usuários em todo o mundo não estão felizes com as mudanças que o Facebook planeja implantar em suas políticas de privacidade.

Mudanças controversas
A maioria dos usuários da rede social (95%) julga que as mudanças de privacidade são “uma coisa ruim”, segundo o estudo conduzido em 680 visitantes do site e da página do Facebook mantidos pela Sophos.

Uma pequena parcela dos usuários (3%) não sabe exatamente o que são as mudanças propostas e apenas 2% concordam em apoiar a mudança.

Acesso a informações pessoais
De acordo com a Sophos, os usuários que visitam um site depois de terem se identificado no Facebook estão divulgando suas informações pessoais para aquele website, incluindo foto de perfil, lista de amigos e conexões e até mesmo o nome de usuário.

Esse compartilhamento de informação não é bem visto pela maioria dos usuários, mas o Facebook afirma que apenas  poucas páginas pré-aprovadas poderão utilizar o recurso. A rede social também permitirá que a função seja desabilitada.

“Os resultados dessa pesquisa deixam uma mensagem clara para o Facebook: seus usuários não estão felizes. A maior parte dos usuários ainda não sabe como ajustar as configurações de privacidade de modo seguro e acha que o sistema é muito confuso e complexo”, afirmou o consultor sênior de tecnologia da Sophos, Graham Cluley.

“A solução não é permitir aos usuários ‘sair’ do recurso, mas sim ‘optar por usá-lo’, dando uma opção consciente para ativá-lo ao invés de ter que fazer uma decisão consciente para desativá-lo”, completou Cluley.

Categoria: Notícias, Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.