Veja quanto a industria da música movimentou no e-commerce mundial

| 14/04/2010 - 17:52 PM | Comentários (0)

A Apple já foi muito criticada pela sua política de preços e distribuição de lucros na iTunes Store — e eu diria que por todas as frentes, incluindo nós, consumidores, os próprios artistas e também suas gravadoras. O infográfico a seguir, publicado ontem pelo Information is Beautiful, dá uma visão mais clara de como esse mercado funciona hoje em dia.

Como você pode ver, a venda de álbuns em CDs convencionais só é melhor que a iTunes no caso de acordos especiais — normalmente feitos por grandes bandas/artistas, como Madonna, U2, Coldplay, Lady GaGa, etc. Nesses casos, de uma venda de US$9,99 a gravadora fica com US$2,00 e o artista com US$1,00. Num acordo convencional, a receita do artista despenca pra US$0,30.

Na iTunes Store, a coisa é bem diferente: dos mesmos US$9,99 oferecidos por um álbum completo, a gravadora leva US$6,29(!), enquanto o artista fica com US$0,94. Resta à Apple US$2,81, isto é, menos de 30%.

Infographic: How Much Do Music Artists Earn Online?

Tags: , , , ,

Categoria: Balanços, Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.