Startup aposta em plataforma de streaming on-line de espetáculos
Recém lançada no mercado nacional, o Netshow.me é uma plataforma de streaming on-line de espetáculos, como shows musicais ou apresentações de comediantes, que permite aos artistas oferecerem shows exclusivos ao seus fãs, de maneira interativa.
De acordo com Rafael Belmonte, responsável pelo departamento de parcerias, relacionamento com artistas e operação da Netshow, a ideia de desenvolver a plataforma foi alicerçada em diversos motivos, como a pluralidade da produção musical no país e a vontade oferecer aos artistas nacionais uma forma diferente de mostrarem seu trabalho: “Além disso, observamos que plataformas como Twitcam e Hangout estavam sendo muito consumidas como forma de divulgação de músicos e bandas brasileiras. Descobrimos também que 80% da utilização mundial de Twitcam é feita por brasileiros”, explica. “Aliando essa tendência no consumo de live streaming, com o surgimento e o sucesso de plataformas de Crowdfunding, no Brasil, resolvemos criar uma solução que não só funcionasse como um ótimo e inovador meio de divulgação para as bandas e humoristas brasileiros, como uma interessante forma de monetização e de aproximação com os fãs”, completa o executivo. Para Belmonte, o Netshow também está em sintonia com uma tendência atual do cenário musical do país: “a busca do artista por uma autonomia administrativa e financeira de sua carreira”.
Para os fãs utilizarem a plataforma é necessária a aquisição da moeda do Netshow, a N$M. Através desse dinheiro virtual, os internautas conseguem comprar os ingressos e terem acesso aos shows das bandas que escolherem assistir. Além das performances, os fãs podem apoiar seus artistas com gorjetas e ganharem itens personalizados, como CDs autografados, ligações ao vivo, participações em videoclipes e até mesmo ingressos para próximos shows.
Já os artistas podem usar o Netshow criando shows gratuitamente, com data, horário, preço, local do show, quantidade de ingressos e recompensa aos fãs que mais apoiarem o projeto, escolhidos por eles próprios. Após a execução do espetáculo na data agendada, o artista tem acesso a um relatório trazendo a participação dos fãs em números, assim como dados da bilheteria e gorjetas recebidas. “Do total faturado do show do artista, o sistema retira 6% de impostos, e assim, passa por uma “tabela de repasse ao Artista”, que vai de 52% a 72% do faturamento líquido. Quanto mais o artista faturar no show, maior será a % de repasse”, afirma Belmonte, em entrevista ao E-Commerce News.
O executivo revela-se bastante empolgado com o conceito do Netshow e explica que a empresa já vem recebendo contatos de empresários interessados em expandir a ideia para outros mercados: “Nossa missão é ser a empresa referência no varejo da experiência ao vivo online do Brasil”, enfatiza. Belmonte também afirma que em breve a Netshow estará disponível para Smartphones e Tablets, tanto iOS quanto Android.
Categoria: Lançamentos