Créditos do Facebook podem virar moeda de troca global
Milhares de usuários do Facebook utilizam créditos para pagamento de bens virtuais dentro de jogos como o CityVille e o FarmVille. Parece que o próximo passo lógico é a utilização de créditos Facebook para adquirir bens tangíveis, e isto já esta começando a acontecer.
O valor total gasto no mercado de jogos em redes sociais atingirá US$ 1,25 bilhões em 2011, de acordo com o relatório Inside Virtual Goods. Consumidores de toda a web utilizam o seu cartão de crédito para a compra de bens virtuais dentro dos jogos sociais.
Os créditos do Facebook nada mais são do que uma moeda virtual obrigatória usada em bens virtuais como jogos e aplicativos na plataforma do Facebook. A rede social leva 30% do valor de todas as transações envolvendo seus jogos. Podem ser adquiridos vai cartão de crédito, Pay Pal ou telefone móvel.
O Facebook lançou um conjunto de produtos com características exclusivas para desenvolver o uso de sua moeda. Embora estes recursos estejam disponíveis apenas para aplicações em jogo, eles certamente partem dos mesmos princípios básicos de construção de uma moeda do mundo real.
Comprar com os amigos: Este recurso permite aos jogadores “compartilhar” a sua compra com os amigos e deixá-los adquirir estes itens diretamente em seu mural sem ser necessário uma visita ao jogo.
Pagamentos de ficção: Sua execução permite que, caso seja interrompido um processo de compra de créditos, se inicie de onde parou sem interromper o jogo.
Obter saldos: Este recurso permite que os desenvolvedores de jogos identifiquem jogadores com um grande equilíbrio de créditos e a dinâmica dos preços dos bens virtuais, com o objetivo de atender clientes de alto valor, aumentar as compras, pagamentos e uma estratégia de otimização.
Cartões com créditos do Facebook: No outono de 2010, os créditos do Facebook tornaram-se disponíveis no mundo físico, como cartões pré-pagos que podem ser comprados em grandes varejistas dos EUA, Canadá e Reino Unido, nos valores de US$ 5 a US$ 50.
Créditos do Facebook como incentivos: O Facebook já utiliza créditos como incentivos para consumidores de outros negócios, oferecendo vantagens aos clientes do Facebook em outros varejistas de e-commerce.
Compra Coletiva: o mais recente deles, e talvez o maior passo do Facebook em direção ao e-commerce foi o lançamento de seu serviço próprio de compra coletiva, permitindo que os consumidores comprem serviços com foco no convívio social utilizando créditos do Facebook.
Categoria: Balanços