Após denúncia antitruste Facebook altera política do Facebook Credits

| 11/07/2011 - 14:38 PM | Comentários (1)

O Facebook atualizou as suas políticas para criadores que utilizam os Facebook Credits, sua moeda própria utilizada por consumidores para compra de bens virtuais dentro da rede social. As medidas ocorrem após uma organização não-governamental de consumidores ter acusado o Facebook de práticas monopolistas por conta de sua política de créditos.

Desde 1° de julho, os Facebook Credits são o único meio de pagamento aceito para processar compra de bens virtuais no site.

A política anterior não permitia aos criadores vender bens virtuais de jogos do Facebook a preço inferior aos cobrados na rede. Entretanto, a nova política não permite que os preços do Facebook sejam superiores aos cobrados pelos criadores por outras vias, como por exemplo, seus próprios sites ou outras redes sociais.

“Diante de uma queixa antitruste, O Facebook alterou sua disposição anticompetitiva, mas se utilizou de sua posição monopolista para manter uma posição onerosa sobre os criadores, que em última análise significa maiores preços finais cobradas”, afirmou John M. Simpson, diretor do Consumer Watchdog. Simpson afirma que, apesar da mudança na disposição política do Facebook, o grupo quer que o FTC investigue outras políticas do Facebook Credits as quais consideram ser predatórias a competição.

O Facebook não quis comentar sobre se a sua mudança de políticas tinha algo haver com a denúncia.

A Apple também teve semelhantes questionamentos sobre sua política de preços na venda de conteúdos vendidos pela Apple Store, tais como assinaturas digitais de revistas e jornais. Ela tinha uma política na qual os aplicativos vendidos em sua loja deveriam ter no máximo o mesmo preço cobrado por outras vias. A iniciativa causou polêmica, pois fez com que alguns criadores não tivessem mais condições de ofertar aplicativos no site da Apple, causando uma queda de 30% nas vendas, mesmo valor de queda verificado pelo Facebook na venda de seus créditos.

A Apple eliminou esta condição para a venda de aplicativos em seu site, desde que os aplicativos vendidos na Apple Store não os direcionem para outro lugar fora da loja virtual onde possam comprar tais produtos.

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Categoria: Disputas

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Comentário (1)

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  1. Demetrio disse:

    Tenho uma empresa especializada em F-commerce.Sua notícia me causou espanto e por isso naveguei em diversos sites especializados em Facebook a fim de encontrar o que vocês informaram sobre o fato do Facebook não permitir mais a comercialização através de sua rede e não encontrei nada.

    Revisei a documentação do Facebook sobre o fato e não encontrei nenhum posicionamento direto deles, na documentação ainda está bem claro que o Facebook Credits é para uso de bens virtuais e jogos, veja abaixo:

    http://www.facebook.com/help/?page=837

    “Os Créditos do Facebook são uma moeda virtual que você pode usar para comprar bens virtuais em vários jogos e aplicativos na plataforma do Facebook.”

    Considerando todo o mercado que se tem criado para o F-commerce, como a própria parceria do Facebook com grandes empresas, só acredito em um mudança drástica dessas caso o próprio Facebook quisesse ser o gateway de pagaemtno, coisa que não acontece, porque até o Facebook Credits usa o Paypal.

    Qual é sua fonte?

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