Avaya estende ao usuário redes definidas por software (SDN) baseadas na arquitetura Fabric Networking
A Avaya anunciou hoje uma nova arquitetura aberta de rede definida por software (SDN), que promete ajudar empresas a criar redes ágeis, que atendam às exigências dos aplicativos dinâmicos atuais. A arquitetura SDN Fx da Avaya permite o usuário “conectar-se a tudo, em qualquer lugar”, eliminando semanas de provisionamento, possibilitando que dispositivos e usuários sejam facilmente adicionados à rede. Essa arquitetura, desenvolvida com base na tecnologia Avaya Fabric Networking, inclui novos produtos e recursos, gerando uma solução completa que atende à demanda de SDN, sem a necessidade de investimento em uma grande estrutura.
Segundo pesquisa recente da Avaya, 99% dos profissionais de TI querem que a SDN vá além do Data Center. Contudo, aproximadamente a mesma porcentagem (93%) afirma que a possibilidade de fazer isso hoje é extremamente ou moderadamente limitada. Além dos desafios que a SDN apresenta aos profissionais de TI, 80% deles declararam que a programação da SDN deve ser simples para ser adotada.
A nova arquitetura SDN Fx inclui os seguintes produtos e recursos na plataforma Avaya Fabric Networking:
Open Networking Adapter – o primeiro adaptador de rede aberto (ONA) do mercado oferece conexão de rede imediata para qualquer dispositivo com uma porta Ethernet, inclusive dispositivos médicos, máquinas do setor de produção e switches de filiais. Direcionado a profissionais que não são da área de TI, este pequeno dispositivo fornece automaticamente um caminho virtual personalizado para QoS em toda a rede, que reduz os riscos de segurança e permite um gerenciamento simples e eficaz de milhares de dispositivos.
Fabric Orchestrator – como o primeiro controlador de SDN incorporado em uma solução de gerenciamento unificada, esse dispositivo administra e organiza a rede Ethernet e oferece controle de SDN para as interfaces nas duas pontas. Os recursos de SDN incluem OpenFlow, OpenDaylight e OpenStack.
Fabric Extend – o novo recurso do Avaya Fabric Connect permite a extensão da Avaya Fabric Networking a todas as redes baseadas em IP sem perda de funcionalidade. Os investimentos em tecnologias de rede já realizados são preservados, enquanto as implantações estratégicas de interconexão do Fabric Connect são feitas em Data Centers, Campus Universitários e filiais de empresas.
A arquitetura SDN Fx da Avaya foi desenvolvida com base em três princípios importantes para atender às expectativas dos departamentos de TI que buscam a SDN:
Um núcleo automatizado, que aproveita o padrão Ethernet em toda a rede, eliminando assim a necessidade de configuração manual em cada ponto, reduzindo a ocorrência de erros e acelerando a entrega do serviço.
Um ecossistema aberto, que utiliza protocolo de rede padrão juntamente com interfaces abertas e ferramentas de personalização de código-fonte aberto, permitindo que a equipe de TI responda aos requisitos de negócios em constante mudança com precisão e flexibilidade.
Uma área habilitada, que aproveita a extensão da plataforma desde o Data Center até o usuário, permitindo que aplicativos, dispositivos e usuários se conectem à rede de onde estiverem e interajam normalmente para criar um ambiente de negócios mais rápido, produtivo e engajado.
A arquitetura SDN Fx da Avaya oferece suporte a diversos casos de uso. Por exemplo, ela garante suporte à segurança e à mobilidade dos dispositivos que se conectam ao crescente universo que é a Internet. Ambientes como esses, encontrados em hospitais, fábricas e cassinos, são protegidos por dispositivos que exigem uma conexão móvel mais segura e também podem demandar de toda a rede uma melhor proteção contra possíveis ameaças. De forma semelhante, os agentes de contact centers que trabalham remotamente acabam sendo mais caros, impactando o custo operacional, pois é necessário ter recursos dedicados que ofereçam acesso seguro às informações e mantenham a conformidade das políticas de segurança da equipe de TI. Com a arquitetura SDN Fx da Avaya, o usuário só precisa de um pequeno adaptador de rede para proporcionar conectividade automatizada e dinâmica, mobilidade e segurança para a rede com base no dispositivo ou na identidade do usuário. O adaptador será redefinido e desabilitado se for removido do ambiente. Assim, a equipe de TI não precisa se preocupar com a instalação, visto que os usuários finais podem simplesmente conectar os adaptadores e permitir que o processo automatizado configure todo o dispositivo.
Categoria: Lançamentos