Domínios com terminação .Co viram alternativa para as empresas
A Amazon.com comprou os domínios A.co, K.co, Z.co e Cloud.co do .co Internet SAS, o operador de registro para o domínio .Co.
Amazon não informou o valor despedido. No entanto, quando a Overstock.com comprou o nome de domínio O.co em junho do ano passado, o valor da transação foi de US$ 350.000.
Embora presumivelmente as compras representem os nomes abreviados de Amazon.com, Kindle.com, Zappos.com, a Amazon não detalhou a forma como irá utilizar os domínios, afirmou Lori Anne Wardi, diretora de comunicações globais da Internet SAS. Na última quarta-feira os nomes dos domínios ainda não haviam sido ativados. A Amazon não respondeu a pedidos de comentários sobre o assunto.
O Overstock.com afirmou que nomes de domínio com uma única letra oferecem uma grande oportunidade para as marcas. Dentre Outras empresas que adquiriram este tipo de nomenclatura para domínios incluem-se o Twitter e o GoDaddy.
“O caractere único em domínios .Co está sendo visto como estratégico para as marcas que almejam uma vantagem competitiva na batalha de atrair e reter os clientes no comércio eletrônico”, afirmou David Taylor, sócio da firma de advocacia Hogan Lovells que presta assistência jurídica a aquisição de domínios. “Embora seu objetivo inicial seja ajudar usuários de internet a obterem um acesso mais fácil a bens ofertados, ao longo do tempo estes nomes de domínios podem ser aproveitados de maneiras novas e excitantes.”
Os nomes de domínios frequentemente são vendidos em formato de leilão. O .Co Internet SAS, no entanto, diz que está tendo uma abordagem diferente ao reservar um certo número de domínios, entre 1,5 e 2 mil, incluindo os de uma ou duas letras, para empresas que demonstrem ter condições de tirar proveito deles, afirmou Wardi.
Esta medida busca impedir que especuladores comprem nomes para apenas revenderem futuramente. O Internet S.A.S. desenvolveu essa política depois de o domínio E.co (vendido por US$ 81 mil) ser adquirido por um indivíduo sem planos de utilizá-lo. “Ele foi comprado por um investidor, e não por alguém que planejava desenvolver algo em potencial com o uso do nome, o que acaba impedindo que outros construam algo em potencial”, prosseguiu Wardi. “E não é isto que queremos. A nossa vontade é ver estes domínios utilizados de forma maciça. Caso contrário, não vale a pena liberar esses valiosos recursos”.
Nomes de domínio .Co estão cada vez mais valorizados, afirma ela, na medida em que se desenvolve o comércio em dispositivos móveis ou até mesmo no Twitter. “Vivemos hoje num mundo de 140 caracteres, e ter um domínio curto para compartilhar é uma vantagem competitiva”, diz ela. “Além disso, quanto mais pessoas se tornarem usuárias de dispositivos móveis, e quanto mais rápido eles acessarem seu destino, melhor”.
O Internet SAS tornou disponível os domínios .Co ao público em junho do ano passado, e espera fechar o primeiro ano com um milhão de registros. Esta extensão é também utilizada pela Colômbia, mas o governo do país fez um acordo com o Internet SAS licenciando-o para uso geral. Há 21 domínios de alto nível, como .Com, .Org, .Edu, .Gov e cerca de 250 domínios de dois caracteres de código de países, como .Br, .Uk, .Fr e .Cn para o Brasil, Reino Unido, França e China, respectivamente .
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