Mais sites entram na lista negra do Procon
O Procon do estado de São Paulo acaba de atualizar a lista de sites que devem ser evitados pelos consumidores online. Os domínios www.pescariaurbana.net, www.oliveirashopping.com, www.poucashoras.com.br e www.poucashorasclube.com.br foram incluídos na lista de “Sites não Recomendados” da Instituição.
As referidas lojas receberam reclamações de seus consumidores, por práticas irregulares em suas plataformas, assim como uma notificação do Procon-SP. As empresas não responderam, ou não foram encontradas, o que impediu a realização de uma intermediação entre as partes ou mesmo a abertura de processos administrativos. A maior parte das queixas registradas contra os sites foi relativa a não entrega do produto comprado.
Em nota, o Procon-SP destacou que esses fornecedores foram rastreados e não apresentaram registros em diversos órgãos, como a Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil. Agora, essas empresas serão encaminhadas ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que regula o registro de domínios no Brasil, e ao Departamento da Polícia que lida com crimes eletrônicos.
O Procon-SP também listou alguns procedimentos padrão para ajudar o consumidor, como: desconfiar de ofertas vantajosas; não comprar aceitas que só aceitam boleto bancário/depósito em conta; procurar fornecedores indicados por amigos ou familiares; nunca realizar transações de e-commerce em computadores públicos; e sempre procurar mais informações a respeito do fornecedor.
Categoria: Legislação