Executivo dá dicas para impulsionar as vendas com banners em sites de e-commerce

| 25/04/2013 - 13:01 PM | Comentários (1)

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Responsáveis por duas funções básicas para todas as lojas on-line, – atrair a atenção e gerar cliques -, os banners são também ferramentas imprescindíveis por agilizar as vendas de produtos que precisam de uma saída rápida, atrair público para campanhas, para o lançamento de produtos, e qualquer outra ação que necessite de atenção.

De acordo com Felipe Macedo, Diretor Comercial da Sta Monica, agência especializada em Marketing para E-Commerce, atualmente existem inúmeros formatos e tecnologias de banners no mercado, como os estáticos, animados, dinâmicos e inteligentes. “Na Sta Monica, já trabalhamos com a tecnologia de banners inteligentes que são personalizados de acordo com a navegação do usuário. Para se ter ideia, conseguimos personalizar um banner de acordo com a idade, gênero, frequência de acesso, dentre outras. Por exemplo: visitantes do gênero masculino e que tenham mais de 25 anos, devem visualizar roupas esportivas. Já visitantes do gênero feminino, independentemente da idade devem visualizar sapatos e bolsas. No entanto, é preciso ressaltar que atualmente o formato estático é mais recomendado para o e-commerce do que o animado, pois segundo recente pesquisa, este último tira o foco do consumidor”, enfatiza o executivo, ao E-Commerce News.

Além de ser assertivo na escolha do modelo e tecnologia, é preciso levar em consideração outros aspectos na hora da criação do projeto a fim de que o banner funcione corretamente e gere uma elevada taxa de cliques, pontua Macedo, conforme as recomendações a seguir. “Realize uma boa pesquisa, observe o que os concorrentes estão fazendo, analise fatores importantes como as cores, imagens, textos e demais itens que chamem sua atenção. Além disso, seja objetivo, pois, banners com informações desnecessárias podem causar ‘pane’ na cabeça do usuário. Para tanto, tente usar a proporção Textos Pequenos x Fontes Grandes. Também certifique-se de destacar os principais objetivos da sua comunicação – preço, prazo, diferenciais do produto, etc… -, neste caso, use cores que valorizem os pontos fortes de cada produto ajudando a hierarquizar as informações”, dá a dica.

Segundo ele, evitar imagens pesadas e a constante prática de manter os banners atualizados também causam impactos positivos no resultado final, acrescenta. “Mantenha o banner leve, sempre levando em consideração o seu tamanho, lembrando que baixar o tempo de carregamento da página nunca é demais. Atrelado a isso, mantenha uma regularidade na atualização dos banners. Eles dão movimento à sua loja e, mantê-los atualizados gera a sensação de credibilidade e de um site com novidades”, orienta.

Por outro lado, Macedo ressalta que falhas como informações erradas e a falta de coerência adotada nos designs, podem acabar desestimulando a interação do usuário e, até mesmo, prejudicar a imagem da marca.Entre os erros mais comuns estão a má utilização de cores e fotos, utilização de animações excessivas, uso de recursos apelativos como erotismo e, talvez o pior de todos, as promoções fictícias e/ou enganadoras. Deixe claro o que está sendo oferecido e não faça o cliente cair em ‘pegadinhas’”, considera Felipe.

O executivo reforça ainda que ao projetar corretamente o banner, o lojista passa a ter uma poderosa ferramenta de vendas on-line, cujo impacto da sua funcionalidade é comprovada pela experiência de varejistas que, ao adotarem tais cuidados na elaboração do projeto, alavancaram as suas vendas, garante Macedo. “Após a reformulação do banner, a Superbrinquedos, por exemplo, registra atualmente a incrível marca de 40% do total das vendas provenientes de cliques em banners internos. Outro caso de sucesso é a Ligada na Moda, em que fomos contratados para reformular a criação dos banners internos do site. O resultado foi incrível e logo no lançamento do primeiro banner, a empresa registrou recordes de vendas”, ilustra.

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Categoria: Pesquisas

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Comentário (1)

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  1. Sandro disse:

    Muito esclarecedor este post. Os banners ainda são um diferencial de atração para gerar mais cliques.

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