Como fazer uma pesquisa de satisfação sem gastar nada
Utilizadas como uma espécie de termômetro do atendimento prestado aos clientes, as pesquisas de satisfação estão cada vez mais difundidas no varejo tradicional ou online. Contudo, criar pesquisas nesses moldes pode se revelar uma tarefa tanto trabalhosa como onerosa, caso o empresário não saiba bem por onde começar.
Ricardo Tocha, executivo da Templum Consultoria, detalha que uma das maneiras mais simples e baratas de criar pesquisas de satisfação é através do Gmail: “Se você tem essa ferramenta de e-mail, já tem tudo que você precisa para fazer o questionário. É só usar o formulário do drive”, comenta. Tocha explica que a ferramenta do Google pode oferecer várias opções, como campo de texto ou campo texto ampliado, múltipla escolha, caixas de seleção, dentre outras.
Para complementar a atuação das pesquisas de satisfação, Tocha recomenda a adoção de um sistema de gestão de qualidade: “E se você acha que ISO 9001 é só para grandes empresas, você está perdendo dinheiro e não sabe”, afirma.
O executivo encerra destacando que pesquisas de satisfação servem para ajudar a entender o que o público-alvo deseja para considerar-se satisfeito: “Portanto, formule perguntas que alavanquem mudanças e esteja aberto para tomar ações, independente do resultado obtido”, conclui.
Categoria: Pesquisas