Algumas diretrizes para M-Commerce
Mobile commerce ainda está em seus estágios iniciais e enquanto há muito poucos sites de comércio eletrônico no Reino Unido, 5% dos 500 varejistas online . Traduzindo a experiência de compras de desktop para celulares, não é fácil, e mantendo-o simples e útil é importante para usuários com telas pequenas e muitas vezes lentas conexões com à Internet.
Com isto em mente, eu trago para você algumas dicas para o comércio móvel baseada em sites que tenho visto…
Faça fácil para que os usuários encontrem
A menos que eles já têm o URL do seu site para celular gravada nos favoritos, os usuários móveis virão para o seu site através de um mecanismo de busca. Desviar os usuários para a versão móvel quando estão em seus celulares, vai economizar tempo quando os mesmo estão a procura de determinado link. Mesmo em smartphones, navegar por uma página pode ser complicado, por isso enviar os usuários diretamente para a versão móvel torna mais fácil para eles, enquanto a opção de visualizar o site padrão pode ser sempre fornecida.
Caixa de pesquisa simples
Com menos espaço para as opções de navegação, a caixa de pesquisa do site se torna mais importante em um site de comércio eletrônico móvel, por isso precisa ser agradável e proeminente, colocar o sistema de busca em cada página também pode ser uma boa idéia para que os clientes , para que na tenham que voltar a pagina inicial do site.
No site móvel da Amazon, por exemplo, é praticamente impossível encontrar o produto que deseja, a menos que aconteça de estar na lista de mais vendidos, se não a caixa de pesquisa sempre será o melhor método de navegação
Auto-sugestão / lidar com erros ortográficos
Desde que, em termos de digitação em celulares pode ser trabalhoso, um recurso de auto-sugestão para prever o produto que as pessoas estão digitando nos ajudaria a poupar tempo e aos utilizadores evitar erros ortográficos em termos de busca.
Como alternativa, os sites poderiam lidar com o problema, antecipando-se pesquisas com erros ortográficos e corrigi-los para os usuários da página de resultados de busca.
Fornecer triagem / opções de filtragem
Os clientes não gostam de ter que se deslocarem para baixo em enormes listas de resultados, por isso eles precisam de um filtro de opções decentes para refinar sua busca de produtos.
Filtros dignos são importantes para qualquer site de comércio eletrônico, mas ainda mais sobre conexões móveis, que podem variar na velocidade e qualidade, assim permitindo que os usuários classifiquem por categoria, faixa de preço, etc., isso irá tornar mais provável que eles encentrem o produto que eles querem e comprá-lo.
Use um layout simples
Remoção de qualquer conteúdo desnecessário e decoração visual é uma necessidade de reduzir a carga vezes e distrações na Internet móvel, mantendo assim o simples e rápido.
Amazônia Celular é um bom exemplo desta, produzindo um site simples e utilizável e ainda mantém a maioria dos recursos úteis da versão padrão, enquanto outros, como o site móvel da Interflora, tem apenas uma gama limitada de produtos em oferta para torná-lo fácil de usar.
Não é demais opções do menu
Você pode ter milhares de produtos e muitas categorias em seu site principal, mas tentando mostrar-los todo em um site móvel resultará em uma página de carregamento lento e desordenado, que impede os utilizadores.
Interflora fornece um bom exemplo disso, que funciona bem no iPhone, fornecendo uma lista suspensa em sete categorias, que mantém a página agradável e simples:
Manter o número de cliques necessários no mínimo
Se as pessoas sabem o que querem, então se torna mais fácil para eles a aquisição do seu site móvel, mantendo o número de cliques o menor possível entre a Homepage e no caixa.
Amazon fornece um bom exemplo disso em suas páginas de resultado de pesquisa, clicar na seta ao lado de uma lista de produtos irá abrir links para adicionar o item ao seu carrinho de compras ou lista de desejos.
Se os clientes sabem o que querem, isso irá poupá-los a etapa extra de ir para a página do produto antes de seguir para o check-out:
Páginas do produto: a informação chaves
Há espaço, obviamente, menor para mostrar tantos detalhes em um site de comércio eletrônico móvel como em versões desktop, mas as pessoas ainda precisam de saber sobre os custos de entrega, políticas retorna, entrega etc estimativas, já que esses detalhes podem influenciar na decisão de compra.
Encurtar o processo de check-out
É importante manter a fluidez do processo em qualquer site de comércio eletrônico, mas duplamente para celulares. Mantenha o mínimo de informações necessárias, e só pedir o que é essencial para completar a compra.
Não fazer o registo obrigatório
O cadastro pode ser uma dor em qualquer site de comércio eletrônico, o cadastro acrescenta um obstáculo extra quando todos os clientes que querem completar a sua compra e é ainda mais irritante em um site de comércio móvel.
Evite enviar os usuários para páginas que não são otimizados para dispositivos móveis
É muito bom ter um site móvel bem otimizado isso permite que os clientes possam procurar e adicionar itens para sua cesta, para ser enviado para o site principal de concluir a compra.
No Reino Unido, Amazon e Interflora ambos têm caixas que foram adaptados para usuários móveis, mas o iPhone app Oasis, que é outra maneira muito boa, sofre na fase de pagamento, porque os usuários tem que passar no caixa padrão e isso em uma tela pequena não oferece uma ótima experiência do usuário e podem ser suficientes para dissuadir muitos clientes.
Fornecer garantias sobre a segurança
Enquanto uma pesquisa recente sugere que 71% dos utilizadores de telemóveis pensa que é seguro fazer compras através de seus telefones, garantia de segurança é ainda mais importante para os clientes com os dados de cartão.
Isso significa proporcionar links para informações sobre a garantia de pagamento para responder a todas essas preocupações. Eu não tenho visto evidências dessa possibilidade, em sites de comércio eletrônico.
Enquanto o site móvel da Interflora faz um trabalho digno, em geral, não oferecem quaisquer garantias, para os clientes, já Amazon faz, oferece pelo menos um link para explicar por que pagar com cartão de crédito é seguro.
Oferecer métodos alternativos de pagamento
O processo de pagamento é um dos maiores obstáculos para os clientes que querem comprar a partir de seus celulares, como a entrada de endereço e detalhes de faturamento é demorado.
Oferecendo um clique para opção de compra, como Interflora faz, é uma boa maneira de atrair as compras de clientes que podem ter dúvidas sobre check-out através do celular e economizar tempo.