10 motivos porque as empresas PME precisam de planejamento em logística

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1) Altos custos: em muitos casos, o custo de fretes ultrapassa 10% da receita. O custo é alto, em especial, para quem está no começo de suas operações e não tem escala. Melhor, então, ter clareza sobre todos os custos envolvidos.

2) Dificuldade para otimizar: a precificação é complexa e chega a envolver mais de 30 fatores no cálculo de frete. De maneira bastante prática: imagine só ter que considerar mais de 30 variáveis para chegar ao custo correto do frete. Agora imagine comparar transportadoras diferentes, que usam fatores diferentes, centenas ou milhares de vezes ao dia e sem comprometer a operação. É um desafio comum e que muitas vezes requer o apoio de ferramentas internas ou terceiras.

3) Dificuldade para garantir entrega com qualidade. Os índices de ocorrências e atrasos variam muito por provedor; região; tipo de produto ou época do ano. É importante ter visibilidade sobre todo o processo e todas as entregas.

4) Poucas informações disponíveis.  Ainda existem transportadoras com sistemas defasados ou mesmo com apontamentos manuais. Empresas precisam se acostumar a operar em um ambiente com falta ou inexatidão de informações

5) Multi-canal é tendência e irá exigir esforço. A gestão de muitos canais de vendas em paralelo irá exigir bastante dos sistemas, processos e pessoas das empresas. Conseguir se planejar para essa multiplicidade pode significar a diferença entre lucro e prejuízo.

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6) A experiência do cliente pode influenciar nas vendas. Não oferecer uma boa experiência de compra pode afetar a recompra desse cliente ou mesmo vendas para outros clientes, sempre atentos a mídias sociais.

7) O índice de devoluções vai aumentar muito.  Parte do processo de amadurecimento do e-commerce envolve a melhoria do nível de serviço das lojas, que inclui facilidades para a troca e devolução de produtos. Ao mesmo tempo, consumidores se arriscam mais, comprando produtos com maior chance de precisarem de devolução (ex: calças jeans). As empresas precisam se adequar a essa nova realidade.

8) Depender de poucos provedores pode se tornar fatal. Correios entram em greve, transportadoras têm gargalos localizados, o perfil e volume de pedidos pode mudar muito em pouco tempo. É importante ter um plano de  contingências.

9) Outros custos indiretos são relevantes. O atendimento a chamados no SAC; as tratativas com transportadoras e as múltiplas integrações a serem feitas e mantidas, devem ser colocados na ponta do lápis.

10) A falta de planejamento pode minar o crescimento.  Seja por não ter capacidade de entrega, por não atender a uma mudança no perfil de compra ou por não permitir a diferenciação da loja.

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Gabriel Drummond, 33 anos, é cofundador da Intelipost, plataforma especializada em gerenciamento de logística para o pré e pós-venda.
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