A nova Era das estratégias de preços em e-commerce
“Mantenha seus amigos perto, mas seus inimigos mais perto ainda”, a famosa frase dita por Marlon Brando no clássico O Poderoso Chefão tinha como cenário a luta pelo poder na Itália, na década de 40. De lá pra cá muitos anos se passaram, mas talvez a frase nunca tenha feito tanto sentido quanto atualmente. Para quem possui negócios no mercado, sejam eles virtuais ou não, conhecer os concorrentes, fornecedores e clientes é essencial para garantir o sucesso.
No que diz respeito ao e-commerce esta disputa é ainda mais acirrada, visto todas as possibilidades e oportunidades que os avanços tecnológicos permitem ao consumidor. Com a internet, a sensação de tempo e espaço praticamente não existe, resultando em muitas escolhas de serviços e produtos.
O desenvolvimento de estratégias de preço no passado e hoje
No passado as empresas tinham total liberdade para estipular preços que traziam imensos lucros, uma vez que a informação não era tão compartilhada, os consumidores eram menos exigentes e a concorrência distante. Hoje em dia, contudo, possuir um preço justo e de acordo com o posicionamento da organização é o primeiro passo para ganhos e sucesso nos negócios.
Exatamente por isso, é preciso contar com todas as ferramentas e recursos disponíveis no mercado para estabelecer um preço acessível ao cliente sem deixar de ter uma margem de lucro dentro do esperado. É neste contexto que surgem elementos como a precificação inteligente.
Precificação Inteligente: seu preço seu a frente da concorrência
O acompanhamento contínuo de todos os atributos que influenciam na decisão do preço é crucial para o desenvolvimento do negócio. É aí que entra a Precificação Inteligente. Através de monitoramento em tempo real, é possível acompanhar o nível de competitividade em seu e-commerce se encontra para cada produto, e ainda alterar os preços de forma automática, através de regras pré estabelecidas. Tudo isso pode ser feito sem interferência manual, concedendo um tempo que o lojista pode investir em sua estratégia de negócio. Além disso, conhecer bem de perto os seus concorrentes e outros players garante um maior poder de barganha, que inevitavelmente será transformado em lucro.
Portanto, para estar sempre um passo à frente de todos que estão na disputa por Market share é preciso ficar atento às novas estratégias, onde seus amigos (clientes) terão suas necessidades atendidas e seus inimigos (concorrentes) serão vigiados de perto.
Categoria: Cases
Essa frase atribuída á Marlon Brando vem do livro A Arte da Guerra de Sum Tzu, que é leitura obrigatória dos cursos de Administração de Empresas.