A nova Era das estratégias de preços em e-commerce

| 11/06/2013 - 07:51 AM | Comentários (1)

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Mantenha seus amigos perto, mas seus inimigos mais perto ainda”, a famosa frase dita por Marlon Brando no clássico O Poderoso Chefão tinha como cenário a luta pelo poder na Itália, na década de 40. De lá pra cá muitos anos se passaram, mas talvez a frase nunca tenha feito tanto sentido quanto atualmente. Para quem possui negócios no mercado, sejam eles virtuais ou não, conhecer os concorrentes, fornecedores e clientes é essencial para garantir o sucesso.

No que diz respeito ao e-commerce esta disputa é ainda mais acirrada, visto todas as possibilidades e oportunidades que os avanços tecnológicos permitem ao consumidor. Com a internet, a sensação de tempo e espaço praticamente não existe, resultando em muitas escolhas de serviços e produtos.

O desenvolvimento de estratégias de preço no passado e hoje

No passado as empresas tinham total liberdade para estipular preços que traziam imensos lucros, uma vez que a informação não era tão compartilhada, os consumidores eram menos exigentes e a concorrência distante. Hoje em dia, contudo, possuir um preço justo e de acordo com o posicionamento da organização é o primeiro passo para ganhos e sucesso nos negócios.

Exatamente por isso, é preciso contar com todas as ferramentas e recursos disponíveis no mercado para estabelecer um preço acessível ao cliente sem deixar de ter uma margem de lucro dentro do esperado. É neste contexto que surgem elementos como a precificação inteligente.

Precificação Inteligente: seu preço seu a frente da concorrência

O acompanhamento contínuo de todos os atributos que influenciam na decisão do preço é crucial para o desenvolvimento do negócio. É aí que entra a Precificação Inteligente. Através de monitoramento em tempo real, é possível acompanhar o nível de competitividade em seu e-commerce se encontra para cada produto, e ainda alterar os preços de forma automática, através de regras pré estabelecidas. Tudo isso pode ser feito sem interferência manual, concedendo um tempo que o lojista pode investir em sua estratégia de negócio. Além disso, conhecer bem de perto os seus concorrentes e outros players garante um maior poder de barganha, que inevitavelmente será transformado em lucro.

Portanto, para estar sempre um passo à frente de todos que estão na disputa por Market share é preciso ficar atento às novas estratégias, onde seus amigos (clientes) terão suas necessidades atendidas e seus inimigos (concorrentes) serão vigiados de perto.

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Categoria: Cases

Sobre Ricardo Ramos: Ricardo Ramos é CEO da Precifica, plataforma brasileira de precificação inteligente. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

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  1. Cida Paraizo disse:

    Essa frase atribuída á Marlon Brando vem do livro A Arte da Guerra de Sum Tzu, que é leitura obrigatória dos cursos de Administração de Empresas.

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