Preterido, boleto pode ser mais vantajoso

| 08/10/2013 - 08:51 AM | Comentários (0)

boleto

Todos os sites de venda on-line observam uma quebra significativa entre a quantidade de pedidos feitos e  a quantidade de pedidos realmente pagos, o verdadeiro indicador de conversão de venda.

Os motivos que levam um cliente a não completar a compra são fáceis de entender quando o meio de pagamento é o boleto. Este é o meio que apresenta a menor taxa de conversão. Porém, ele não é eliminado porque oferece três grandes vantagens para a loja: elimina o risco de fraude (a loja só envia a mercadoria depois de ter recebido o dinheiro), substitui o custo da comissão de cartão de crédito pelo custo de comissão do banco (muito menor) e reduz o tempo de recebimento da venda (um a três dias, contra 30 para vendas por cartão de crédito).

O pagamento por boleto reflete uma regra que prevalece no e-commerce: no processo de compra, a cada etapa perde-se cerca de 50% das pessoas. É como um funil em que, dependendo do segmento, até 90% dos boletos podem acabar não sendo pagos. Um dos principais motivos é quando a loja emite o boleto por um banco diferente do qual o comprador tem conta, porque o processo de compensação pode levar até três dias úteis.

No melhor dos cenários, a loja tem afiliação com diversos bancos e, sempre que o cliente puder escolher o boleto de um banco do qual ele é correntista, o gateway lhe proporciona um processo mais ágil: transferência eletrônica pela Internet, que também permite pagar títulos emitidos por outras instituições financeiras copiando e colando o código do documento gerado.

A tendência atual dos gateways de pagamento é apostar no Internet Banking, realizando integração com vários bancos, para que seus correntistas possam pagar boletos pela rede. Assim, do carrinho de compra, o consumidor é levado diretamente ao ambiente web de seu banco, onde há maior segurança, e realiza o pagamento após a autenticação da senha.

É importante lembrar que, no Brasil, o uso do Internet Banking é maior do que o de pessoas que compram on-line. Ou seja, o consumidor tende a confiar mais nos grandes bancos para acessar seus dados mais sensíveis do que nos grandes varejistas para realizar compras pela web. Portanto, o boleto bancário tem sua devida importância, já que é um meio de pagamento muito útil em diversos cenários e conjunturas.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Jerome Pays: Jerome Pays é Diretor de e-commerce da Lyra Network, empresa francesa especializada na transmissão de dados para transações eletrônicas e líder do segmento no Brasil, e detentora do gateway de pagamento PayZen. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.